domingo, novembro 21, 2010

REFLEXÃO - VIII semestre

Quando iniciamos o curso do PEAD o semestre do estágio supervisionado era um dos mais temidos por mim. Chegou o dia e fiquei ainda mais nervosa, pois minha escola foi derrubada para ser construida uma nova e para não perder o ano letivo a prefeitura do município de Alvorada onde trabalho alugou um galpão. Em um local que não é próprio para o ensino tive que cumprir minhas 180 horas de estágio. Em um espaço limitado, sem ventilação e com pouco isolamento acústico levei para sala de aula possibilidades para construir com meus alunos. Ensinanado e aprendendo juntos. Para motivar os alunos procurei trabalhar os conteúdos de forma mais lúdica para que eles sentissem prazer em assistir as aulas, pois trabalhamos até sexta-feira sem recreio, era todos os dias direto das 13:00 às 16:45.
Com todas essa dificuldades consegui vencer o estágio. Levei idéas do curso como gráficos, hora do conto, trabalhos em grupos e pesquisa. Percebi que entre os alunos houve sempre uma grande interação e as trocas eram constantes. Por isso considero importante salientar aqui, é que a busca do prazer e do gostar do que está fazendo deve ser parte integrante do universo docente. Vamos imaginar que :
"Diante de nós há uma tela em branco... Ela é a nossa vida profissional, a paisagem nós já escolhemos, é a nossa profissão: ser professor. Agora, cabe a cada um dar o colorido que quiser e a iluminação que desejar." (WERNECK, 1996, p. 7)
Em fim podemos pintar uma sala de aula repleta de alegria, entusiasmo, imaginação e criatividade; um ambiente que favoreça a construção dos conhecimentos de forma significativa para os alunos.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

E o estágio chegou! Tua reflexão Roselana demonstra que conseguistes superar as dificuldades, deixando colorido e iluminado o teu fazer pedagógico.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria