domingo, dezembro 05, 2010

Está no final, mas já estou com saudades!!!!!

Fazendo meu TCC percebi que já estou quase no final, falta pouco para vencer, assim espero.
Apesar das dificuldades iniciais quando iniciei o estágio curricular supervisionado, pois estava dando aulas em local que não era próprio para o ensino (galpão). O excesso de calor e da vontade de desistir, precisava mostrar para meus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental que estava ali para fazer a diferença. E como sabia que meu trabalho influenciaria de forma decisiva na aprendizagem dos meus alunos fiz o possível para superar a precariedade de recursos que eram oferecidos.
Em uma sala de aula instalada, provisoriamente, em um galpão que não era próprio para o ensino, com pouca ventilação e isolamento acústico muito precário, desenvolvi atividades diversificadas, buscando relacionar as teorias estudadas no curso de Pedagogia da UFRGS com as práticas utilizadas, maneiras para trabalhar o desenvolvimento cognitivo da turma. Trabalhar com os alunos a construção de regras também foi importante para uma boa convivência nesse espaço.

Para Oliveira (2000, p.158):
O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.

Durante este período, os únicos recursos com os quais podia contar eram o quadro, o giz, uma máquina fotográfica e o apoio dos professores das horas atividades de Recreação, Educação artística e Hora do Conto. Mesmo na hora do recreio, os alunos permaneciam nas salas de aulas, por falta de espaço próprio para o lazer. Acredito que os trabalhos em grupo, as atividades lúdicas e de pesquisa e atividades que levavam em conta a realidade dos alunos foram recursos importantes para trabalhar com eles nesse espaço improvisado que tínhamos, incentivando a interação entre os alunos, estimulando a curiosidade e a aprendizagem.
O apoio das minhas colegas de trabalho, equipe diretiva da escola a qual trabalho e principalmente minhas amigas de PEAD: Jurema, Lidiane, Sandra, Rejane e luciana Dias consegui chegar até aqui, pois muitas vezes nos encontravamos no pólo só para tomar café e chorar uma no ombro da outra. Costumavamos dizer que precisavamos nos encontrar para recarregar as baterias, e funcionava mesmo sempre saiámos de lá mais aliviadas. Não posso deixar de agradecer também as professoras Íris e Bea pelos puxões de orelha (no bom sentido) as tutoras da sede Simone, Maura e Rosaura e as tutoras do Pólo de Alvorada: Adriana, Grace e Vanessa que foram peças muito importantes nessa minha caminhada.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Roselana!
Quase no final desta caminhada como acadêmica e educadora no PEAD,que legal. Foram muitos desafios, descobertas, novas aprendizagens, novas práticas, reconhecimento, agradecimentos e muito mais, agora tudo se encaminha com sucesso para o esperado momento da “Formatura”.
Parabéns!
Um forte abraço e foi muito bom te conhecer, guardarei você para sempre em meu coração.

Com carinho,
Grace Maria
Tutora do SI

Simone disse...

Roselana querida! Também sinto saudades das nossas trocas e aprendizagens. Foi muito gratificante fazer parte da tua caminhada, do teu período de estágio, da construção do TCC... Parabéns pela conquista e boa sorte da tua caminhada. Espero que já estejam instalados na escola, com um ambiente mais adequado ao ensino. Um carinhoso abraço, Simone