terça-feira, novembro 02, 2010

REFLEXÃO - VI semestre

A cadeira sobre necessidades educativas especiais do sexto semestre foi de muita valia para meu trabalho, pois na época tinha em sala de aula um aluno que necessitava de atendimento especial, ele sofreu um acidente quando tinha quatro anos. O aluno precisou aprender a falar e andar novamente, pois esse acidente afetou seus movimentos motores e a fala. O município onde trabalho não nos dá suporte para receber alunos com necessidades especiais. Então, minha escola não possui estrutura para atende-los. Onde encontrei apoio foi com colegas de trabalho, direção, colegas do PEAD e lógicamente com leituras e trabalhos solicitados pela interdisciplina de Necessidades Educativas Especiais. Lembro que fiz um estudo de caso e para isso visitei uma colega que tem uma turma de alunos especiais em uma escola estadual, ela tem formação para trabalhar com eles. Me deu várias dicas, assim consegui vencer um pouco meus medos. Gostaria poder estudar mais sobre o assunto, pois estamos sujeitos a receber a qualquer momento alunos com dificuldades educativas especiais. Infelizmente a Inclusão parece que não saiu do papel e nós educadores temos que estar preparados para tudo.
"Para incluir todas as pessoas, asociedade deve ser modificada, devendo firmar a convivência no contexto da diversidade humana, bem como aceitar e valorizar a contribuição de cada um conforme suas condições pessoais". (SOLER, 2006,p.36)
Na interdisciplina de Etnicos-raciais foi muito emocionante para mim o trabalho do mosaico que fizemos com fotos da nossa família, pois tivemos que lembrar nossas origens e o mais gratificante foi poder realizar a mesma atividade com meus alunos em sala de aula. Quando podemos unir teoria e prática tudo fica mais belo e essa inter me proporcionou isso de forma bem descontraida. A leitura do texto de Daniel Mucurundu mostrou a importância de saber sobre nossa anscestralidade, nunca tinha parado para me olhar no espelho e observar meus traços.
Em filosofia o texto do Antropólogo Frances nos mostrou a importância de refletir sobre nosso trabalho, não levar tudo pronto para a sala de aula, para isso devemos ver o meio em que ele está inserido.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Roselana, como a tua postagem reflete que os estudos teóricos e as aprendizagens contribuíram para novas práticas pedagógicas e demonstram a tua compreensão na forma de trabalhar com os educandos.
Muito bom, continue estudando, pesquisando e buscando o novo para o teu fazer pedagógico.

Com carinho,
Grace Maria