sábado, junho 21, 2008

Análise de Desenhos




Realizei esta atividade com crianças da minha família com idades entre sete e dez anos. Atualmente estou trabalhando com uma turma de primeiro ano, como não sabem ler achei difícil realizá-la com meus alunos.
No meu grupo de palavras retirei: ácido, átomo e célula. Acrescentei: amizade e presente.
Após a realizarem os desenhos os alunos foram divididos em grupo para analise dos mesmos.
As representações mais semelhantes que encontraram foram; árvore, luz, pé, coração e estrada. As que acharam mais difíceis de representar foram saudade e micróbio. O desenho onde representaram o planeta foi onde encontraram mais diferenças.
Nesta atividade o aluno esta trazendo coisas de sua vivência para sala de aula, com certeza este tipo de atividade pode auxiliar na introdução de temas a serem estudados. Partindo daí o professor antes de apresentar textos e questionários pode criar situações problema que gerem dúvidas sobre o que vai ser estudado, pois por meio dos desenhos os alunos mostram suas concepções. Este tipo de atividade também é uma forma de saber como os alunos estão construindo seu conhecimento. Acredito que para realizar um bom trabalho em ciências e em todas as outras disciplinas deve haver boa vontade, integração com todos professores e comunidade escolar.
Resolvi postar esta atividade agora porque me arrependo de nem ter tentado realizá-la com meus alunos, como são alunos de 6 e 7 anos achei que não seriam capazes por não saber ler. Hoje como já os conheço sei que me enganei, eles tem capacidade para isso e muito mais.

Nenhum comentário: