terça-feira, outubro 05, 2010

Retrospectiva- IV semestre

A interdisciplina de Estudos Sociais me levou a refletir sobre minha prática em sala de aula, pois aprendi a estimular meus alunos a observarem melhor o meio onde vivem com atividades recreativas e jogos sugeridos pela professora, facilitando assim a socialização em grupos.
Em Matemática a atividade solicitada pela professora Daniela, onde tínhamos que desafiar nossos alunos a relatarem: “Como vocês vêem o mundo?” Na época tinha uma turma de 1º ano do ensino fundamental e eles representaram através de desenhos. Muito gratificante ver os desenhos feitos por eles e ouvir as explicações de cada um sobre o mundo que está inserido.
Também acordei para ver que para realizar um bom trabalho dentro da sala de é necessário ouvir o nosso aluno, não somos o dono do saber.
Todas as tarefas que foram solicitadas pelas professoras durante o semestre consegui também aplicá-las em sala de aula, o que foi maravilhoso poder levar a teoria para a prática.
Em Ciências também levei para sala de aula a atividade que tinha palavras como: pé, coração, árvore, luz, estrada, saudade e micróbio e eles tinham que fazer desenhos, nesta atividade o aluno trouxe coisas de sua vivência para sala de aula, com certeza este tipo de atividade pode auxiliar na introdução de temas a serem estudados. Partindo daí o professor antes de apresentar textos e questionários pode criar situações problema que gerem dúvidas sobre o que vai ser estudado, pois por meio dos desenhos os alunos mostram suas concepções. Este tipo de atividade também é uma forma de saber como os alunos estão construindo seu conhecimento. Acredito que para realizar um bom trabalho em ciências e em todas as outras disciplinas deve haver boa vontade, integração com todos, professores, alunos, direção e comunidade escolar.




Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Que bacana Roselana levar a aprendizagem para o teu fazer pedagógico, trabalhar de maneira interdisciplinar e a partir daí acompanhar e orientar o desenvolvimento dos alunos na construção do conhecimento.
Muita boa tua reflexão.
Com carinho,
Grace Maria