quinta-feira, outubro 14, 2010

REFLEXÃO - v semestre

Nesse semestre eu já não era mais a mesme pessoa, pois já enfrentava os desafios de forma mais tranquila, aos poucos ia vencendo meus medos.
Percebi isso revendo as atividades que desenvolvemos no decorrer do semestre. Em psicologia apresentampos um trabalho em grupo sobre afetividade. Eu e meus colegas de grupo interagiamos de forma muito harmonioza, talvez porque tinhamos uma grande afinidade.
segundo Maturana "Os seres vivos são autonomos e auto-produtores, ou seja, capazes de produzirem seus próprios componentes a interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver. O conhecimento se dá no momento em que estamos interagindo no mundo. Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer". Levei mais essa prática de trabalhar em grupos para minha sala de aula e tive bons resultados, isso graças ao PEAD.
A construção de mapas conceituais sugerido pelo Seminário Integrador deu muito o que fazer , dei tando trabalho para minhas colegas e tutoras do pólo que hoje só de lembrar fico envergonha de ter ocupado tanto minhas colegas.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Nesta caminhada Rose, somos “eternos aprendizes” e aprendemos em contato com o outro.
E que bom que as teorias referidas e estudas contribuíram para o teu fazer pedagógico.
Com carinho,
Grace Maria