quarta-feira, outubro 14, 2009

Narrativa

A história foi narrada pela minha sobrinha mariana que tem seis anos e está no segundo ano do ensino fundamental em uma escola estadual do município de Cachoeirinha. Mariana é uma menina muito esperta e muito criativa, já lê e escreve. Ela criou a história apartir de um desenho que a professora deu para que pintasse em sala de aula.
Era uma vez uma vaquinha chamada Lica. A Lica carregava quatro passarinhos numa
carrocinha e dava comida para eles.
A vaquinha era muito gentil e não se cansava de fazer a mesma coisa. Ela gastava todo dinheiro com comida de passarinho. Os passarinhos diziam para Lica: não precisa dar comida e passear com nós todos os dias.
Só que a Lica disse que ela gostava e não se cansava e gostava daquilo. Só que um dia ela se cansou e os passarinhos disseram que ela podia descansar um mês. Só que ela ficou só meia hora i foi trabalhar.
Os passarinhos fizeram um acordo que se trabalhasse para eles ela ganhava dinheiro para comprar comida para ela
Lica resolveu pedir para eles trabalharem unidos para conseguir comida para os passarinhos e para Lica.
Então arrumaram um emprego e ganharam dinheiro e comida grátis.
E viveram felizes para sempre.
Maria Virginia Gastldi diz que: “a criança brinca e encontra um jeito próprio de lidar com a realidade”.
A contação de histórias age na formação da criança em várias áreas. Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores e dos universos da realidade e da ficção, dos cenários, personagens e ações que são narradas em cada história.
Práticas de contar histórias, de ouvir a criança e de criar espaços para a recriação de narrativas são coerentes com pedagogias que respeitam as formas de representação do mundo da criança.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Roselana!
É interessante observar como as crianças são criativas e misturam fantasia, realidade e expressam seus desejos e conflitos nas histórias que contam. Trouxeste aqui uma história contada pela Mariana e procuraste integrar com a teoria vista na interdisciplina. Esse exercício é bem importante de ser feito. Costumas trabalhar com histórias na tua sala de aula?
Sugiro que arrumes a idade da tua sobrinha, pois saiu incompleta.
Um abraço, Simone - tutora sede