segunda-feira, outubro 12, 2009

Alfabetização de Adultos


Acredito que a principal motivação dos jovens e adultos que procuram programas de alfabetização ou iniciam sua escolarização é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas que são igualmente importantes: avaliam que ganharam auto confiança, que passaram a entender melhor as coisas que não têm mais vergonha de falar que conheceram gente nova. São essas outras conquistas que dão sentido a aprendizagem da escrita, permitindo que ela se transforme, de fato, num instrumento para pensar e agir no mundo. Eles precisam de oportunidades para realizar aprendizagens que dão sentido ao ler e escrever para exercitar seu raciocínio e aprender coisas novas.

A alfabetização não se resume à aprendizagem de como juntar as letras para formar palavras. Para alfabetizar os adultos é preciso os jovens e adultos no mundo da escrita, mostrando-lhes os diferentes tipos de textos que estão presentes em nossa sociedade. Os alunos precisam ter contato com jornais, revistas, folhetos diversos, cartazes, mapas, etc, para de fato se familializar com a cultura escrita.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Roselana!
Trabalhar com educação de jovens e adultos parece ser um grande desafio. São alunos que tem muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. É importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades. Jornais e revistas são ótimos recursos pedagógicos, com os quais podemos desenvolver diversas atividades. Tens o hábito de utilizá-los na tua sala de aula?
Um abraço, Simone - Tutora sede