quarta-feira, setembro 09, 2009

Projetos de Aprendizagem

A professora diz em seu texto "Para Pensarmos" que as idéias precoces que as crianças têm são chamadas de crenças concepções ingenuas..., mas são antes de tudo concepções laboriosamente formuladas por elas e que devem ser consideradas quando chegam a escola". No meu contexto escolar não ouço nimgue´m falar em projetos. São realizadas reuniões pedagógicas onde os professores reunen-se por série. São selecionados os conteúdos para serem trabalhados durante o trimestre. Percebo que as produções, os conhecimentos, as curiosidades das crianças são pouco valorizadas. Terça-feira dia 08/09/09 entrei em uma turma de 1ºano e fiquei apavorada com a cena que assiti, pois a professora disse que estavam fazendo prova, fiquei chocada quando vi aqule "toquinhos" sentados com as classes separadas para não "colarem" um do outro. Quero com esse meu relato dizer que não estou me eximendo de culpa, pois saí da sala e não disse nada, fui conivente com aquela situação.

Acho que esse poema do Pedro Bandeira mostra que precisamos criar espaços dentro de nossas escolas para que as crianças "aprendam o mundo".

"Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar.
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
quero a vida até o fundo.
Quero ter barro nos pés, eu
quero aprender o mundo!"

Nenhum comentário: