quarta-feira, outubro 15, 2008

Escola Democrática

Com essa interdisciplina estou percebendo que minha escola está longe de ser uma escola democrática. Estou na escola a 9 anos e 6 meses, lembro que neste período construímos o nosso PPP, mas parou por aí. Agora como precisei para fazer trabalho foi que me dei conta de que nunca mais ninguém falou no PPP. A direção da escola prontamente me ajudou para realizar a atividade solicitada pela professora e colocou que o mesmo esta sofrendo algumas modificações. Falei para Tanara a tutora da interdisciplina que nem professores e nem acomunidade foram comunicados sobre tais modificações. Após ler o retorno da Tanara que dizia:
Olá Roselana, Certamente, cabe aos professores o papel de problematizar questões tais como essa que citaste, em que os documentos estão sendo revistos sem a participação da comunidade. Te pergunto, chegaste a questionar essa situação com tua equipe diretiva? Bjs, Tanara. Foi que me dei conta que enquanto estivermos acomodados nada mudará, precisamos nos desacomodarmos. lembrei também da Escola da Ponte que vimos anteriormente.






indispensável alterar a organização das escolas e questionar as práticas educativas tradicionais. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, desassossegar os acomodados. Na Escola da Ponte as crianças decidem o que e com quem estudar. Em vez de tempo determinado para cada aula e turmas, há grupos de estudo, independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender. Novos grupos surgem a cada projeto ou tema de estudo, sempre formados pelos próprios alunos organizados entre si.E tudo que tem a ver com a escola é decidido pelas crianças nas Assembléias semanais, presididas por uma diretoria eleita pelas e entre as próprias crianças. Na escola, vive-se a democracia plenamente e aprende-se cidadania. Além de aprender os conteúdos em seu próprio ritmo, as crianças são livres, tem direitos e deveres, todos decididos e registrados em conjunto".

Professor José Francisco de Almeida- fundador da Escola da Ponte, localizada na Vila das Aves, em Porto, Portugal.





2 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

oi Roselana!
Passo por aqui para desejar um bom final de semana.Abraços,Luciene

ROSAURA KARST disse...

Oi
Rose
Muito boa as tuas reflexões a cerca das interdisciplinas.
Beijos
Rosaura