segunda-feira, maio 24, 2010

Aprendedo com a pesquisa


No decorrer da semana percebi o quanto a pesquisa estudada durante o curso do PEAD é importante para o processo de aprendizagem do nosso aluno. Com a pesquisa ele busca conhecimento, facilitando assim seu aprendizado e de todas as pessoas do seu convívio, buscando com isso a compreensão e interpretação do mundo. No planejamento da semana VI trabalhei os animais vertebrados e invertebrados, costumava chegar com o conceito pronto para que fizessem os registros em seus cadernos. Desta vez lancei um desafio, pedi para os alunos fazerem pesquisas em livros, revistas e na internet. Só quatro alunos trouxeram respostas, mas as aulas tomaram um rumo bem diferente do que eu imaginava. O que eles pesquisaram foi muito além do previsto no planejamento: subgrupos, como vivem, do que se alimentam, coberturas, entre outras curiosidaddes. Pedi para que os alunos que trouxeram as pesquisas lessem para os colegas, fizemos as correções necessárias e colocamos na parede juntamente com um painel confeccionado por eles com gravuras recortadas em aula. A pesquisa ainda continua, pois hoje um menino trouxe mais curiosidades sobre mariposas. Mesmo com um número pequeno de alunos que fizeram a pesquisa houve o envolvimeto de todos da turma.

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade". Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia" (p. 32)

2 comentários:

maybe disse...

I'm appreciate your writing style.Please keep on working hard.^^

Beatriz disse...

Oi Roselana, é bem isso que queremos: que vocês percebam que maneiras novas e mais flexíveis em que o aluno é ativo, resultam em construções mais produtivas na sala de aula e os alunos se tornam mais companheiros e cooperativos. Como consequência se estabelecem relações de confiança e de respeito.
Um abração
Bea