quarta-feira, abril 22, 2009

Dilema do Antropólogo Francês

O antropólogo interfere na cultura dos nativos, não há como agir sem interferir no meio em que estamos inseridos. Ele disse que seria fiel aos seus princípios, mas que princípios são esses que levam uma pessoa a mentir? O antropólogo esqueceu que sua real missão não era interferir nas crenças e sim pesquisar os hábitos daquele povo. “Toda avaliação está condicionada pela cultura do avaliador”. O antropólogo será o causador do que ele não queria que é a mudança cultural desse povo, que não é correto.
Além de permitir que este povo viva na ilusão de algo que não lhes trará benefício algum, ele ainda podem tornar-se submisso. Ele abriu um caminho para que a cultura do povo em questão seja remodelada.
Para mim esse trabalho serviu para refletir sobre o nosso trabalho em sala de aula, como já falamos várias vezes, não podemos chegar com tudo pronto para nossos alunos. Devemos levar em consideração o meio em que ele está inserido, pesquisar sobre a comunidade, seus hábitos e costumes.
Assim poderemos desenvolver um bom trabalho e despertar o interesse de nossos alunos.

2 comentários:

Beatriz disse...

Roselana, que pouco!! Escreves bem e pensas bastante mas, pecas pela quantidade reduzida!! Como podemos avaliar um processo de aprendizagem de um mês com apenas duas postagens? Tu mesma vais ficar triste qdo, mais longe, voltares aqui no blog, em busca de informações sobre o teu pensar e fazer. Vamos aumentar o número, por favor!!
Um abraço
Bea

ROSAURA KARST disse...

Roselana
Vou fazer das palavras da prof. Bea as minhas, tu tens potencial para fazer reflexões a cerca de todas as atividades que foram propostas até o momento.
Se precisar de ajuda pode contar com minha ajuda.
beijos
Rosaura