sábado, março 28, 2009

Aula presencial Étnico-Racial

Eu, minhas irmãs e meu avô materno no seu anivesário de 93 anos.
Que beleza de foto!!!!!

Esta aula presencial e a leitura do texto de Daniel Mundurucu me levaram a refletir sobre minha ancestralidade, me fez perceber coisas que nunca tinha visto antes como, por exemplo, a atividade que a professora propôs com o espelho. Todos os dias me olho várias vezes no espelho, mas nunca parei para observar meus traços como fizemos na aula. No texto Mundurucu coloca a importância de que o aluno busque sua ancestralidade para resgatar os valores, trazer suas histórias enfim a figura de seus antepassados para sala de aula. Sou uma pessoa privilegiada, pois tenho ainda vivo meu avô paterno, hoje com 93 anos, ele é um amor e realmente adora contar histórias principalmente de quando éramos pequenos, fui criada por meus avós até meus 12 anos. Não foi uma infância muito tranqüila, mas tento lembrar sempre só da parte boa, a professora conseguiu tocar num lado meu que estava adormecido. Chocou-me muito quando a professora falou que a muitos anos atrás um amigo seu esteve no Brasil e disse que aqui colocávamos nossas bibliotecas em asilos (estava falando dos nossos idosos), que são pessoas com sabedoria infinita como o velho Apolinário.

Um comentário:

Beatriz disse...

Roselea, enquanto eu te lia, fui lembrando de ti no primeiro semestre e ...Quanta diferença!! Estás fantástica e não tenho qualquer receio que vás deixar a peteca cair!! Ao contrário, acho que a direção da peteca é para o alto. Fico feliz!!
Um abração
Bea