quinta-feira, dezembro 06, 2007

Fazendo Arte na Escola

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pólo Alvorada
Interdisciplina: Artes Visuais
Professor: Bento
Alunas: Jurema Oliveira, Lidiane Tubino, Roselana Rodrigues e Sandra Bartikoski e Tatiane Moraes

“Se não conseguimos as formas elementares, nunca chegaremos a um mistério”.
Francisco Matto
Nome do Projeto: ”Fazendo Arte na Escola”.
Público Alvo: Alunos de 4ª série com faixa etária entre dez e quinze segundos.
Duração do Projeto: Aproximadamente quinze dias
Artista Homenageado: Francisco Matto
Objetivos:
Adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e em grupo.
Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação.
Realizar releitura de imagens representando situações de seus cotidianos.

Desenvolvimento:
Pesquisa com os alunos sobre a conceituação de arte através de material disponível na biblioteca da escola e material coletado pelos alunos (livros, revistas, jornais, Internet, etc.).

Biografia de Francisco Matto
Propor aos alunos que se dividam em grupos de cinco componentes para realizar uma pesquisa sobre Francisco Matto (biografia, estilo de obras realizadas, temas, técnicas utilizadas e algumas obras do artista).
Partindo da pesquisa sobre o artista proposto à professora levará para a sala de aula lâminas a serem apresentadas no retro projetor contendo algumas obras de Francisco Matto.
Através da observação das mesmas os alunos serão desafiados a analisar as obras respondendo as seguintes perguntas (oralmente).
a- Porque você acha que o artista produziu está obra?
b- Que intenção ele tinha?
c- Como você se sente vendo essa imagem?
Partindo desse desafio é sugerido aos alunos, através de votação, que escolham uma das obras para ser trabalhada nos seguintes dias.
Obra escolhida pelos alunos.
Solicita-se que cada grupo faça anotações sobre o que observa: (objetos, local, época, espaço, cores...).
Cada grupo deverá produzir um texto referente à obra observada, partindo das pesquisas e produções textuais já realizadas por eles.
Relacionando com sua realidade deverão fazer uma releitura da obra trabalhada utilizando diversas técnicas definidas por sorteio.
Propor aos alunos uma exposição das obras realizadas para a turma, relatando todo o processo para chegarem ao resultado obtido por eles.
Ao término do trabalho em sala de aula é sugerido aos alunos que realizem uma Exposição de Artes na escola, aberta a comunidade para a apreciação das obras realizadas pelos alunos.
Como fechamento do projeto será sugeridos aos familiares, visitantes e convidados para essa exposição que as obras sejam leiloadas com o lance inicial de R$5,00. Os valores arrecadados serão revertidos em alimentos não perecíveis doados a uma Associação do Bairro que auxilia famílias carentes onde a escola está inserida.
Conteúdos trabalhados partindo da obra.
Questões históricas, época, vestimentas, questões sociais e políticas...
Concentração e observação
Produções textuais, orais e escritas.
Pensamento lógico através da formação dos grupos, do material trazido por eles, valores arrecadados no leilão, quantidade de alimentos doados, tempo de duração do projeto, pesquisa de preço...
Origem dos alimentos e alimentação saudável, através das compras realizadas para a doação.

Avaliação
Através das releituras será avaliada a motivação dos alunos para realização das atividades, através da busca pelas informações pertinentes.
Será considerado a participação e o envolvimento dos mesmos na construção das atividades.
Será levados em conta o relatório com o processo das atividades bem como o relato feitos pelos alunos para chegar à releitura da obra escolhida.Sendo que os alunos deverão demonstrar seus conhecimentos sobre a obra escolhida e os motivos pelos qual escolheram a mesma.
Durante a exposição em aula e na Exposição realizada na escola cada grupo deverá ter uma cópia da obra original bem com a sua obra para explicarem as mesmas aos visitantes caso sejam indagados.

Nenhum comentário: