segunda-feira, setembro 17, 2007

Olá colegas, estamos retornando e ainda temos um longo caminho para percorrer juntos.
Então vamos em frente!!!

quarta-feira, julho 18, 2007

Brincadeiras de criança


Criança precisa brincar!!!

quarta-feira, junho 27, 2007

Infância


VOCÊ CRIANÇA
Lauro Kisielewicz


Você criança,que vive a correr,é a promessa que vai acontecer...
é a esperançado que poderíamos ser...
é a inocênciaque deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade esparlhem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca, corre, pula, grita e mostra ao mundo,
como se deve viver cada momento, feliz,
como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,que um dia vai crescer!
É a promessa, que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...

segunda-feira, junho 04, 2007

Festa Junina


Olá colegas!

Estamos no mês de Festa Junina, época de comer pinhão, pipoca, bolo de fubá, tomar quentão para espantar um pouco do frio e claro ganhar uns quilinhos á mais, mas vale a pena.

Com nossa correria do dia a dia vamos queimando calorias.

Abraços, Roselana.

segunda-feira, maio 14, 2007

quinta-feira, abril 19, 2007

SEUS OLHOS


... Ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduz os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas.
O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações; ele... deu origem a arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura.
...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.
LEONARDO DA VINCI 1452-1519


Desejo à todos colegas, professoras e tutoras um ótimo final de semana.

Abraços, Roselana!

terça-feira, abril 17, 2007

Bom, dia colegas! Espero que tenham um ótimo dia de trabalho.
Beijos, Roselana.

segunda-feira, abril 02, 2007


Para que serve o horizonte? Certa vez alguém chegou no céue pediu pra falar com Deus porque,segundo o seu ponto de vista,havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido...Deus o atendeu de imediato,curioso por saber qual era a falhaque havia na Criação.- Senhor Deus, sua criação é muito bonita,muito funcional, cadacoisa tem sua razão de ser...mas no meu ponto de vista, tem uma coisa quenão serve para nada - disse aquela pessoa para Deus.- E que coisa é essa que não serve para nada? - perguntou Deus.- É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direção ao horizonte,ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos,ele se afasta outros dez passos.Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim...Isso não faz sentido! O horizonte não serve pra nada.Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse:- Mas é justamente para isso que serve o horizonte..."para fazê-lo caminhar"Colaboração: Coiote32

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Universidade federal do Rio Grande do Sul
Curso de licenciatura em pedagogia a Distância
Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade
Professora Vera Corazza

Relato Final Wikistória

Foi muito difícil entrar na wikistória, mas a experiência é o que conta.Aprendi mais com o relato das colegas e principalmente com Paulo Freire que é um mestre.
O livro Pedagogia da Autonomia deve se o livro de cabeceira do professor.
Nossa tarefa não é fácil, temos que nos dedicar e muito para realizá-la.
Temos que nos reciclar todos os dias, refletir sobre nossa prática pedagógica.
"Comecemos por refletir ssobre algumas das qualidades que a autoridade docente democrática precisa encarar em suas relações com a liberdade dos alunos".

terça-feira, janeiro 02, 2007

Relato ECS8

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade
Professora Vera Corazza


Colegas com a imagem H4! Conforme solicitado na ECS8 estou postando um relato.
No início fiquei com muito medo e me perguntei várias vezes: Como é que fui entrar nessa?
Era muita informação, muitas dúvidas e um pavor que me tirou o sono, pois para começo de conversa não entendia nada de computadores.
Ainda tenho dificuldades, porém já consigo correr atrás para fazer minhas atividades. Achava que era só fazer atividades e enviar por email,mas não, tem blog, webfólio. Não gosto de entrar no fórum para opinar sobre os trabalhos dos colegas.
Acho que já consegui aprender muitas coisas no primeiro semestre e por isso não penso mais em desistir. Mas confesso isso já passou pela minha cabeça.


Um abraço à todos!!!

ECS11

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso Em Pedagogia à Distância
Professora Vera Corazzo
Aluna Roselana Rodrigues
ECS11 Grupo4

Educação e Crise do Trabalho

Escola Brasileira Republicana (1889-1930). A Primeira República conseguiu uma vitória parcial universalizou no Brasil a idéia de uma rede de ensino primário público, gratuito e laico. Porém o sistema criado foi insuficiente ao mundo do trabalho. O sistema simplesmente ignora o ensino primário e se opõe as culturas e linguagens regionais/nacionais, era marcado pela filosofia educacional católica.
No final do século as elites compreenderam que de uma forma ou de outra os escravos continuariam a extrair riquezas e se decidiram pela abolição da escravatura apenas, “para inglês ver”, para Inglaterra parar de pressionar e prejudicar os interesses nacionais. O bom senso do povo brasileiro consagrou tal expressão num ditado que traduz a hipocrisia difusa das nossas formas de pensar e agir. A política educacional brasileira admite que o Brasil é um grande território a ser explorado. Ora precisa de braços fortes para extrair as riquezas existentes no país ora precisa de boas escolas onde o homem adquira sabedoria e criatividade para aproveitar tais riquezas.
Apesar do elitismo os educadores imprimiram seriedade e rigor nos estudos. Em 1931 na Escola Normal Secundária de São Carlos, participava da banca o educador Lourenço Filho. Na primeira fase tinha 119 candidatos, foram aprovados 8 e no final passaram só 4. Numa sociedade dualista o rigor acabava por excluir da escola um imenso número de cidadãos. Mas na verdade a principal causa da exclusão era a própria sociedade e não o rigor nos estudos.
A escola normal e secundária foi na Primeira República a forma didática mais importante para a formação dos educadores. As alunas eram filhas de fazendeiros e profissionais bem sucedidos.
Populismo político é a maneira de administrar crises sociais entre o setor arcaico e o setor moderno. Para Pollac populismo é certa interação entre os trabalhadores intelectuais agrários e intelectuais urbanos. Valores tradicionais
da sociedade e a necessidade de modernização ( Bobbio, 1990, Populismo )
O Brasil fez em 1930, uma conciliação conservadora entre as pobres escolas do faz de conta e as que adotam modelos pedagógicos arrojados. O populismo tem como função cicatrizar a ferida da desigualdade social.
A escola do faz- de- conta mascara o estudar sem muito suar. Encara a escola como um prolongamento dos cuidados familiares. Afrouxamento do rigor do trabalho escolar leva o professor a avaliar sem critérios precisos e assumidos. Adicotomia entre o ensino profissionalizante e o ensino secundário cria uma escola unitária aparente, mas dirigentes e dirigidos continuam em escolas diferentes.
O Brasil bateu o recorde mundial na modalidade “ensino noturno”. Na maioria das vezes os cursos noturnos são de baixa qualidade. Os exames e o ensino supletivos foram “adaptados” para facilitar a escolarização popular. A partir da década de sessenta o populismo se associou ao corporativismo.
O rico conceito de “escola” foi reduzido ao pobre conceito de “curso”, são disciplinas oferecidas à problemática da formação do educador. A idéia de “especialista” substituiu a idéia de “mestre”. O processo de alfabetização foi reduzido a um “rápido mecanismo técnico”. O populismo aumentou o número de educandos, mas baixou a qualidade do ensino. Hoje governo e sociedade civil debatem sobre o declínio na educação. Espera-se que o Brasil coloque em prática o que está presente na nova LDB.
Caberá a escola obrigatória encontrar o método adequado para que toda criança cumpra com sua obrigação de cidadão. A escola única é uma possibilidade oferecida para que o indivíduo construa sua unitáriedade (Nosella e Buffa,1997).
A expansão da escolarização nos horários noturnos precisará ser repensada, para mostrar que estudo não é trabalho. Com o populismo o papel de educador se confundiu com o de assistente-social.

segunda-feira, dezembro 04, 2006






UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade / Atividade 9
Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roselana, Selva.

TEXTO VERSÃO FINAL

As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.
Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).
Marx diz que: “a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.” Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.
Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.
Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar.
O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.
Preveu Marx uma “escola pública do futuro” que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser “senhor de si mesmo”.
Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.
O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este “modificar as condições sociais de todos os homens” via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.
Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem.
Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.
Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: “É suficiente o número de escolas?”.“Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas?”Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

ECS9Versão inicial

UFRGS
Curso de graduação em Pedagogia-Anos Iniciais
Grupo:H
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.

" O homem,como máquina,se gasta e tem que ser substituído por outro homem?"(Marx)
Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho,o homem necessita aprimorar sua formação.Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.
A mão de obra infantil citada no texto,em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada,não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada:crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)...tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto.
A classe trabalhadora,hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo,EJA e SEJA,com excelente qualidade,possibilitando uma melhor formação para essa classe.
Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior.Nos dias atuais,ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ?Uni(onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso,existe a Universidade Federal,sendo esta gratuita.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ECS6
Professora Vera Corazza
Aluna: Roselana Rodrigues da Silva

Poder/hierarquia

Passamos por isso todos os dias, mas se isso acontace é porque deixamos acontecer, temos que falar o que pensamos. Na maioria das vezes acontece deixamos tudo como está para não criarmos situaçoes constrangedoras, isso realmente sugere um DESPERTAR e lutar, pois somos seres humanos e não devemos nos acomodar.

Ser/estar x papéis

Nós professores na maioria das vezes trabalhamos com inversão de papéis. Somos enfermeiras, psicólogas, enfrentamos brigas, fome, somos tias e muitas vezes pais.
Na maioria das vezes não conseguimos desempenhar nosso verdadeiro papel que é o de EDUCADOR!
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade /
Atividade 9Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roselana, Selva.
TEXTO VERSÃO FINAL
As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).Marx diz que: “a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.” Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.Preveu Marx uma “escola pública do futuro” que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser “senhor de si mesmo”.Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este “modificar as condições sociais de todos os homens” via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: “É suficiente o número de escolas?”.“Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas?”Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.


ECS9Versão inicial

UFRGSCurso de graduação em Pedagogia-Anos Iniciais
Grupo:H
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.

" O homem,como máquina,se gasta e tem que ser substituído por outro homem?(Marx)Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho,o homem necessita aprimorar sua formação.
Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.
A mão de obra infantil citada no texto,em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada,não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada:crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)...tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto.
A classe trabalhadora,hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo,EJA e SEJA,com excelente qualidade,possibilitando uma melhor formação para essa classe.Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior.Nos dias atuais,ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ?Uni(onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso,existe a Universidade Federal,sendo esta gratuita.

quinta-feira, novembro 30, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Aluna: Roselana Rodrigues
Professora: Vera Corazza
Atividade4


As propostas das atividades 1,2 e 3 foram ótimas. Com as leituras oferecidas fiz uma análise da minha prática pedagógica e até mesmo da minha vida pessoal. Gostaria de ter mais tempo para ler os textos, aprimorando assim meus conhecimentos e minha prática pedagógica.
O que realmente encontro dificuldade é com a tecnologia, mas sei que vou conseguir.
Aproveito este espaço para agradecer as minhas colegas:Rejane Petró,Lidiane Dias,Luciana Dias,Jurema e Ivana.Também todo apoio e paciência das tutoras do pólo Adriana,Vanessa e Rosaura.

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quarta-feira, novembro 29, 2006

Universidad Federal do Rio Grand do Sul
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Atividade2
Aluna: Roselana Rodrigues da Silva
Professora: Vera Corazza


Visitei o blog ZAPT no endereço www.ufrgs.br/transe/tridi/ .
Fala sobre a pesquisa de projetos para trabalhar a interdisciplinariedade utilizando as tecnologias da informação e comunicação.
O blog www.quemfaz.blogspot.com
Com relatos de experiências em escolas públicas, usando as tecnologias.
Relatos que falam maravilhas sobre esta ferramenta.
Também visitei o blog www.proavirtualrs.pbwik.com/
Este foi o que mais me chamou atenção pois mostra o treinamento das tutoras. Que certamente passaram pelas mesmas dificuldades que estou passando.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade.
Atividade 3
Professora: Vera Corazzo
Aluna: Roselana Rodrigues da Silva


1) Hoje em dia nós estamos à mercê da influência de fatores internos e externos, por fazer parte de um mundo globalizado e por estarmos vivendo em meio de grandes centros urbanos. Necessitamos muito uns dos outros para nossas realizações pessoais.

2) Em uma posição a educação faz do indivíduo um instrumento de felicidade para ele e seus semelhantes. Na outra a educação serve como uma forma de dominar os indivíduos,quem é evoluído tem mais chance de dominar. O ponto fraco que incorrem entre as duas posições é que não existe uma educação ideal, a mistura de todas as formas de educação em níveis e situações diferentes pode definir a educação adequada para o momento.

3) Para definir a educação segundo Durkheim é necessário conhecer todo histórico da educação já aplicada. As deficiências dos que hoje necessitam ser educados, as deficiências daqueles que já vêm de gerações anteriores e que necessitam se adequar as realidades atuais.

4) A própria história constituiu que as idéias acerca da natureza humana, sobre a importância das diversas faculdades, sobre os direitos e deveres do indivíduo e da sociedade, o progresso das diversas áreas que são a base do espírito nacional tem por objetivo fixar a consciência dos educandos. O resultado de todos estes fatos resulta o homem certo ideal.

5) Função de desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sociedade política e pelo meio que a criança particularmente se destine.

6) Que em cada um de nós existe dois seres: o individual, que só se relacionam conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem em nós grupo ou grupos aos quais fizemos parte, crenças religiosas, crenças práticas e morais, tradições morais ou profissionais. Esse conjunto forma o ser social.

7) Em geral o indivíduo está sempre tentando melhorar sua realidade e consequentemente a realidade da sociedade em que vive e vice-versa. As melhoras da sociedade melhoram a vida do indivíduo, não que um dependa do outro, mas juntos tornam-se mais completos e tem melhores resultados.

terça-feira, novembro 28, 2006