sexta-feira, dezembro 01, 2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade /
Atividade 9Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roselana, Selva.
TEXTO VERSÃO FINAL
As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).Marx diz que: “a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.” Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.Preveu Marx uma “escola pública do futuro” que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser “senhor de si mesmo”.Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este “modificar as condições sociais de todos os homens” via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: “É suficiente o número de escolas?”.“Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas?”Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.


ECS9Versão inicial

UFRGSCurso de graduação em Pedagogia-Anos Iniciais
Grupo:H
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.

" O homem,como máquina,se gasta e tem que ser substituído por outro homem?(Marx)Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho,o homem necessita aprimorar sua formação.
Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.
A mão de obra infantil citada no texto,em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada,não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada:crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)...tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto.
A classe trabalhadora,hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo,EJA e SEJA,com excelente qualidade,possibilitando uma melhor formação para essa classe.Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior.Nos dias atuais,ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ?Uni(onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso,existe a Universidade Federal,sendo esta gratuita.

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