quarta-feira, novembro 29, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade.
Atividade 3
Professora: Vera Corazzo
Aluna: Roselana Rodrigues da Silva


1) Hoje em dia nós estamos à mercê da influência de fatores internos e externos, por fazer parte de um mundo globalizado e por estarmos vivendo em meio de grandes centros urbanos. Necessitamos muito uns dos outros para nossas realizações pessoais.

2) Em uma posição a educação faz do indivíduo um instrumento de felicidade para ele e seus semelhantes. Na outra a educação serve como uma forma de dominar os indivíduos,quem é evoluído tem mais chance de dominar. O ponto fraco que incorrem entre as duas posições é que não existe uma educação ideal, a mistura de todas as formas de educação em níveis e situações diferentes pode definir a educação adequada para o momento.

3) Para definir a educação segundo Durkheim é necessário conhecer todo histórico da educação já aplicada. As deficiências dos que hoje necessitam ser educados, as deficiências daqueles que já vêm de gerações anteriores e que necessitam se adequar as realidades atuais.

4) A própria história constituiu que as idéias acerca da natureza humana, sobre a importância das diversas faculdades, sobre os direitos e deveres do indivíduo e da sociedade, o progresso das diversas áreas que são a base do espírito nacional tem por objetivo fixar a consciência dos educandos. O resultado de todos estes fatos resulta o homem certo ideal.

5) Função de desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais exigidos pela sociedade política e pelo meio que a criança particularmente se destine.

6) Que em cada um de nós existe dois seres: o individual, que só se relacionam conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos que exprimem em nós grupo ou grupos aos quais fizemos parte, crenças religiosas, crenças práticas e morais, tradições morais ou profissionais. Esse conjunto forma o ser social.

7) Em geral o indivíduo está sempre tentando melhorar sua realidade e consequentemente a realidade da sociedade em que vive e vice-versa. As melhoras da sociedade melhoram a vida do indivíduo, não que um dependa do outro, mas juntos tornam-se mais completos e tem melhores resultados.

Nenhum comentário: