quarta-feira, novembro 08, 2006


ecs7
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada
Quem são estes seres humanos- Marx e Engels?
Em que contexto histórico vivem?
Com quem eles debatem no seu tempo?
Que outros pontos você acha importante destacar a partir das leituras efetuadas?
Marx( 1818-1883), filósofo, economista, militante revolucionário alemão. fundador do comunismo científico, grande educador e guia do proletáriado mundial, inspirador e organizador da "Associação Internacional dos Trabalhadores".
Engels, Barmen,1820- Londres,1895. Filósofo alemão, desde de jovem já se preocupava com a dura realidade dos trabalhadores. antes mesmo de Marx chega a posiçôes teóricas e políticas revolucionárias. Prova disso é sua obra de 1844 onde mostra a situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Marx e Engels mostram na obra "A Ideologia Alemã" sua teoria do comunismo científico.
Neste mesmo ano mudou-se completamente a forma de análise da sociedade, da luta de classes e da própria construção de uma sociedade socialista. em manifesto ao partido comunista Marx e Engels, formularam uma nova concepção de história. Foram eles os primeiros a revelar o papel histórico do proletáriado, como construtor do comunismo, e converteram-se em educadores e dirigentes.
Os comunistas só se destinguem dos outros partidos operários em dois pontos:
1) Nas diversas lutas nacionais dos proletários , destaca e fazem prevalecer os interesses comuns do proletáriado, independentemente da nacionalidade.
2) Nas diferentes fases por que passa a luta entre proletários e burgueses, representam, sempre em toda parte, os interesses do movimento em seu conjunto.
A revolução comunista é a ruptura mais radical com as relações tradicionais de propriedade; nada de estranho, portanto, que no curso de seu desenvolvimento, rompa do modo mais radical, com as ideias tradicionais.
A atividade social substituem sua própria imaginação pessoal; ás condições históricas da emancipação, cndições fantasistas; a organização gradual e espontanêa do proletáriado em classe, uma organização da sociedade pré-fabricada organizada por eles. A história futura do mundo se resume, para eles, na propaganda e na práticade seus planos, têm a convicção de defender antes de tudo os interesses da classe operária, porque é a classe mais sofredora.

Nenhum comentário: