segunda-feira, maio 31, 2010

Visita das minhas orientadoras


Gostaria de destacar os comentários feitos pela professora Célia e Nazareth durante a visita do dia 22/06, pois acho que vem de encontro com o que vou escrever na reflexão semanal.

Célia Said
at 9:48 pm on May 25, 2010Delete
Oi Reselana, a nossa visita foi mesmo breve, mas capaz de perceber alguns traços importantes da tua relação com o espaço da escola, a sala de aula, as atividades dos alunos que pudemos ver e, ainda, os próprios, saindo em despedida com uma vontade de interagir com a professora e as visitas. Foi mesmo proveitoso. Uma ótima continuidade de trabalho. abç, Célia
.

Maria de Nazareth said
at 4:54 pm on May 28, 2010Delete
Roselana, no pouco tempo em que estivemos contigo, foi possível perceber a maneira pela qual obtens excelentes resultados com teus alunos. O ambiente que vocês criaram está humanizado pelas presenças carinhosas, os materiais bem cuidados e pedagógicos. Enfim, foi uma boa experiência tê-los conhecido, ainda que brevemente.

Percebo que com o passar dos dias a maioria dos meus alunos sentem-se mais à vontade para expor suas idéias e ler seus trabalhos para os colegas.
Entendo que expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis a manifestação do que se pensa, do que se sente, do que se é. Assim, o desenvolvimento da expressão oral do aluno depende consideravelmente de um ambiente que respeite a escolha, a vez e a voz, as diferenças e a diversidade. Escrevi isso porque no planejamento da semana, mais precisamente na quinta feira trabalhei com formação de frases e também com uma atividade onde os alunos tinham que descrever suas casas: quantos cômodos, janelas, portas, quantas pessoas vivem na casa, cor, pátio, etc. Alguns descreveram nos mínimos detalhes, outros foram bem sucintos, mas deixei bem livre, até porque a professora Nazareth já havia pedido para que tomasse cuidado com essa a tividade para não constranger o aluno. Hoje eles já se sentem bem à vontade com o grande grupo, por isso a maioria não teve problemas em ler suas produções na sala para todos. Foi muito gratificante, pois como tenho alguns alunos que mesmo estando no 3º ano ainda não estão alfabetizados, vejo que com esse tipo de atividade vou poder ajudá-los ainda mais procurando assim sanar pelo menos um pouco de suas dificuldades.

Ana Teberoski destaca em seu livro, em parceria com Emília Ferreiro (1979), destaca a importância de ouvir a leitura de textos em voz alta como maneira de ampliar a idéia de quem está aprendendo sobre o processo de construção da escrita. A entonação da voz, as pausas e o ritmo são aspectos que devem ser um exercício constante, pois ajuda os alunos a compreender melhor a relação entre o som e a língua escrita.

2 comentários:

João Soares disse...

Olá Roselana
Se precisar de recursos ambientais, esteja à vontade passeando pelo meu blogue BioTerra.
Tenho a certeza que será uma excelente profissional!!
Um beijinho desde Portugal

Beatriz disse...

Roselana, andas fazendo sucesso pelo mundo!! Olha teu amigo português. O outro é chinês. Coloquei no translator online e é uma propoaganda. Que tal, entrar no blog do português e deixar uma mensagem? É só clicar no nome dele. Roselana, estás saindo muito melhor do que a encomenda!! valeu!
Um abração
Bea