quinta-feira, dezembro 06, 2007

Inventário Criativo


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pólo de Alvorada
Teatro e Educação
Professor Gilberto Icle
Roselana Rodrigues

SÍNTESE DOS TEXTOS OBRIGATÓRIOS

Improvisação:

De acordo com o texto todos os seres humanos em situações espetaculares organizadas são atores. Podemos incluir crianças em situações de jogo. Contudo, trata-se de atividades nas quais os jogadores se transportam para uma situação fictícia, brincando, fazendo de conta ou atuando teatralmente.
A idéia de improvisação é complexa e envolve um movimento entre o passado, a projeção de futuro e o momento presente. Embora o ator mostre que suas ações são realizadas naquele momento, elas são fruto de um trabalho ou de uma construção anterior. Nos séculos XVI e XVII improvisação era conhecida como Commedia dell arte, mesmo na improvisação os atores utilizavam um roteiro que tinham na memória o Canovaccio que era um instrumento precioso para os atores. Esse roteiro passava de geração a geração e era constituído de forma aberta, delimitando apenas as entradas e saídas e algumas situações básicas.
Taviani afirma que espontaneidade associado à improvisação é fruto do romantismo. Até o século XVIII a improvisação era um exercício de memória.
No século XX encontramos na trilha de Copeau noções fundamentais para improvisação, uma das mais importantes talvez seja a noção de neutralidade, com uso das máscaras para desconstruir seu corpo cotidiano. Esse processo foi chamado de via negativa.
A proposição de Stanislavski constituía-se de uma seqüência de improvisações. Nessa fase ele aboli previamente as improvisações práticas. Enfim, Stanislavski propõe e, consequentemente instaura, a tradição da improvisação como caminho para a criação do ator.

Modalidades da Improvisação

Composição: O aprendiz memoriza por imitação uma seqüência de movimentos já estabelecidos pela tradição e torná-los seus, fazer parecer que executa sem esforço movimentos e ações que exigem uma deformação do corpo e da voz.

Dramatização: A ênfase está na fábula e no enredo e não na linguagem teatral. A dramatização é feita de forma mais livre, os grupos de jogadores não tem orientação de um diretor ou professor.
O grande desafio do jogo da atuação é conseguir estar no momento presente: estar no aqui - agora e, ao mesmo tempo, refazer o processo que nos conduziu a esse momento.

O teatro na escola possui algumas formas de abordagens:
• Método dramático: o teatro é utilizado como caminho para aprender as mais diversas disciplinas. O jogo é o meio natural, o esforço é espontâneo e não obrigatório.
• Teatro criativo: é dividido conforme a idade dos alunos, quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender. Também é de livre expressão.
• Movimento criativo: Segundo Rudolf Laban, a compreensão do movimento pode possibilitar uma visão mais ampla da atividade humana. O movimento espontâneo da criança evolui para o teatro criativo aproximando-se da dança.
• Teatro escolar: apresentações feitas por alunos nas suas escolas. Deve-se tomar cuidado com os menores, pois eles podem criar uma noção destorcida do fazer teatral e fazer que os mais velhos entendam o teatro, como um processo de cooperação e construção artística.
• Jogo dramático: está ligado ao faz- de- conta infantil. É uma prática lúdica individual ou em grupo que propõe a improvisação de um tema ou situação previamente escolhida.
• Jogos teatrais: Viola Spolin baseada na improvisação, compreender o fazer teatral como uma construção individual que ocorre na interação entre os indivíduos e destes com os problemas de atuação.

Aula de teatro é teatro?

Nas últimas décadas busca-se que o ensino artístico seja reconhecido no
currículo escolar como prática pedagógica. Guinsburg compreende que qualquer indivíduo pode produzir arte. O professor de teatro deve oferecer um trabalho de linguagem que articule para que os alunos assumam um papel que não são do seu cotidiano. O evento teatral é o encontro de alguém que assume um papel e comunica algo e outro que aceita e assiste. Na escola o público se revesam em atuantes e assistentes. Em ambas tem admiração, descrédito, interesse, surpresa e curiosidade, entre outros.

“O teatro é um exercício de cidadania e o meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante”. Ingrid Dormien Koudela, consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais na área.


INVENTÁRIO CRIATIVO

Objetivos:

Oportunizar situações práticas para que as crianças construam noções de cidadania.
Auxiliar os alunos a desenvolver o potencial artístico e intelectual através de atividades de extensão.
Desenvolver competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas.

Nenhum comentário: