quinta-feira, dezembro 06, 2007

História da Música Popular Brasileira Para Crianças

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pólo Alvorada
Interdisciplina: Música
Professora: Cristina
Aluna: Jurema Oliveira e Roselana Rodrigues

Atividade:
História da música popular brasileira para crianças.

Relatório do desenvolvimento da atividade:
Apresentando Assis Valente para as crianças:

Escolhemos a história de Assis para contar para as crianças, por ser perto do Natal, por eles serem pequenos e o principal deles e nós estarmos familiarizados com a música “Sinos de Belém”.
Colocamos a letra no quadro e juntos fomos interpretando oralmente a letra, tentando trazer para a realidade do País e principalmente de Alvorada.
Salientando que muitas crianças como diz Assis na letra esperam o Papai Noel e ele “Não Vem”.
Após lemos a história da vida de Assis comparando a letra da canção com a história de vida do compositor e de tantas crianças pobres, abandonadas que às vezes tem sorte como Assis ou não.
O curioso foi que ao contarmos que Assis pensava que sua cor tinha uma relação com a cidade de Pólvora os alunos trouxeram outros exemplos como a história da Menina bonita do laço de fita que pensava que tomando café ficaria a pele escura e outros exemplos trazidos que foram um grande aprendizado para todos nós.Nesse João (26 anos, especial), filho adotivo de uma funcionária da escola pediu para participar da aula e ao mencionarmos o fato de Carmem Miranda ter gravado muita das composições de Assis ele contou as crianças um pouco da biografia de Carmem Miranda que nós desconhecíamos. A participação de João em sala para nós foi de grandes descobertas que somaram na realização da atividade.
Ao desenhar Carmem Miranda, que nos foi presenteada por ele as crianças da escola Olga Bernário Prestes turma 24 ficaram encantadas.
Os alunos criaram seus desenhos e trouxeram expressados nas imagens por eles criadas Assis e o Natal deles.

Cantando a música “Sinos de Belém”.

Ao apresentarmos a melodia da música “Sinos de Belém” para as crianças eles automaticamente batucaram na classe e o mais entusiasmado foi Gabriel que batucava fazendo os ritmos dos instrumentos musicais com muito desembaraço e precisão como se estivesse familiarizado com os instrumentos musicais usados na melodia da música.

O Passo a Passo
Não foi difícil eles pegarem o ritmo do passo, apesar de não sentirmos segurança suficiente para tal, realizamos com resultados positivos. As crianças participaram com entusiasmo e ao ouvirmos a canção Sinos de Belém eles acompanharam com os passos. Nesse dia tive presente em sala de aula a colega Roselana Rodrigues que me ajudou nos passos e nas atividades realizadas.

Nenhum comentário: