terça-feira, setembro 29, 2009

LIBRAS

Entendo que a cultura dos surdos possui aspectos diferentes, tanto na comunicação como no entendimento do mundo. O surdo desenvolve a sensibilidade da expressão facial, do olhar, pois não identifica as mudanças no tom de voz, ele difere do ouvinte, não apenas porque não ouve, mas porque desenvolve capacidades psico-culturais. Somos todos pessoas diferentes. Acredito não ser possível pensar a formação de professores para alunos surdos de maneira isolada, contudo essa formação plural deve ter suas conseqüências refletidas na sociedade como todo - se faz importante então, repensar a escola, a aprendizagem e a formação do professor para atender à diversidade.

terça-feira, setembro 22, 2009

Educação de Jovens e Adultos

Na educação de adultos o principal é a experiência do indivíduo, quando este chega a escola para uma escolarização, já possui experiência profissional, valores, conhecimentos práticos e tem claramente formada a idéia do que precisa, na maioria das vezes é manter seu emprego para sobreviver. Estas características são gerais de todos os alunos sejam jovens e adultos, escolarizados ou não. Estamos lidando com pessoas dedicadas em seus estudos, que valorizam o conhecimento que já possuem, que reconhecem a necessidade da continuidade destes aprendizados, mas com tudo, são os principais responsáveis pela evasão escolar, abandonam os cursos antes mesmo da metade. A era da informação chegou as mais simples profissões, atividades antes manuais hoje são executadas por pessoas treinados e informatizados. Para manter o emprego, a constante atualização e especialização é obrigatória, por isso cada vez mais cursos de curta duração, técnicos, tecnólogos e especialização são ofertados por inúmeras instituições de ensino. As dificuldades para estes profissionais começam quando encontram cursos que não valorizam as experiências que eles já possuem. A dificuldade de retomar os estudos é grande, e se não forem trabalhadas novas formas de ensino específicas para este público, serão cada vez maiores.

domingo, setembro 20, 2009

LETRAMENTO

“Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente. Implícita nesse conceito está a idéia de que o domínio e o uso da língua escrita trazem conseqüências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas lingüísticas, quer para o grupo social, quer para o indivíduo que aprenda a usa-la”. (trecho retirado do livro Pró Letramento – Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica).

A escola é extremamente importante num primeiro momento, que é a iniciação no letramento social e de códigos ( alfabético numérico ), mas as de mais fases que passarão, os indivíduos necessitarão uma maior participação de todos os demais gestores deste letramento que pode-se chamar social e que certamente durante toda a vida de qualquer cidadão serão muito importantes e necessários.

quinta-feira, setembro 10, 2009

Aula presencial de Libras

Achei muito interessante a aula presencial de Libras, a professora Carolina mostrou que sabe muito. Confesso que me embaralhei com os sinais, sei que tem colegas que já trabalham com aluno surdo ou tem contato com alguma pessoa surda e tem até as que fizeram o curso de Libras. Eu nunca tive contato nenhum com pessoas surdas, o que vejo quase que diariamente são alunos em paradas de ônibus ou em shopings. Fico impressionada em ver eles comunicar-se. Pena que essa disciplina seja tão curta, pois o curso de Libras é caro e como diz o ditado "estamos na vitrine", a qualquer momento podemos receber um aluno surdo e até mesmo não estamos livres de ter um familiar com essa deficiência.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Projetos de Aprendizagem

A professora diz em seu texto "Para Pensarmos" que as idéias precoces que as crianças têm são chamadas de crenças concepções ingenuas..., mas são antes de tudo concepções laboriosamente formuladas por elas e que devem ser consideradas quando chegam a escola". No meu contexto escolar não ouço nimgue´m falar em projetos. São realizadas reuniões pedagógicas onde os professores reunen-se por série. São selecionados os conteúdos para serem trabalhados durante o trimestre. Percebo que as produções, os conhecimentos, as curiosidades das crianças são pouco valorizadas. Terça-feira dia 08/09/09 entrei em uma turma de 1ºano e fiquei apavorada com a cena que assiti, pois a professora disse que estavam fazendo prova, fiquei chocada quando vi aqule "toquinhos" sentados com as classes separadas para não "colarem" um do outro. Quero com esse meu relato dizer que não estou me eximendo de culpa, pois saí da sala e não disse nada, fui conivente com aquela situação.

Acho que esse poema do Pedro Bandeira mostra que precisamos criar espaços dentro de nossas escolas para que as crianças "aprendam o mundo".

"Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar.
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
quero a vida até o fundo.
Quero ter barro nos pés, eu
quero aprender o mundo!"

segunda-feira, agosto 31, 2009

domingo, junho 07, 2009

Aula Presencial

Mapa conceitual

Apresentação dos mapas da galera do PEAD de Avorada

Nossa aula presencial de psicologia do dia o3/06 deu o que falar. Foram muitos mapas conceituais e muita "discussão" em torno dos mesmos. A professora Luciane e as tutoras nos deram uma lista com conceitos que estão sendo trabalhados na interdisciplina como: aprendizagem, interação, ação, assimilação, etc... Fizemos grupos de cinco componentes cada grupo escolhia seus conceitos e momtava um mapa conceitual para ser apresentado para os colegas, tutoras e professora. Foi muito legal. sentamos no chão e com canetinhas, tesoura, folhas coloridas, cola e papel pardo criamos o mapa conceitual. Foi uma farra, pois quando professor se reúne para fazer trabalho fazem mais bagunça que os alunos. Fiquei impresssionada com adversidade de opiniões, como cada um observa de um prisma diferente, entendo a importancia destes debates para nosso crecimento pessoal e profissional. Para mim a troca é indispensável para que isso aconteça, pois sem ela fica complicado tocar o barco, acredito muito no nosso trabalho e quando nos reúnimos para trocar experiências e expor nossas opiniões parece que recebo uma injeção de animo.

um grande abraço a todos!!!!







sábado, maio 23, 2009

Inclusão

Estou fazendo a leitura do texto "Atendimento Educacial Especializado" e fico me perguntando se um dia nós professores vamos estar realmente preparados para trabalhar com alunos de NEE, pois a maioria das escolas do município de Alvorada não tem estrutura para receber e a dar a atenção necessária para estes alunos. Eles são matrículados e dividem uma sala com um número de alunos superior a 30 o que é o caso da minha escola e pelo que percebi em uma oficina de inclusão que tivemos em abril isto se repete em outras escolas. Gostaria de deixar bem claro que esta foi a primeira vez que nos foi oferecido uma palestra sobre este assunto. Apalestrante ficou apavorada quando colocamos para ela que nós não temos professor de Ed. Física e mem monitores, ficamos espantadas, pois ela disse que trabalha na secretaria de saúde do município acho que deveria estar mais bem informada. Nossas turmas são compostas por mais de trinta alunos e a única ajuda que temos é da direção da escola, muitas vezes os próprios pais não admitem que o filho tenha NEE, isso dificulta muito nosso trabalho. É a interdisciplina de NEE que está me ajudando a entender mais sobre a inclusão. Precisamos de reforço para atende-los, na minha escola temos um laboratório de Informática com trinta computadores, internet e mobiliário todo novo, mas está fechado por falta um profissional para trabalhar com nossos alunos. Coloquei este relato para desabafar após ter lido no texto citado a cima p.27 e 28 que é sobre o uso da Tecnologia Assistiva no Ambiente Escolar.

quinta-feira, maio 07, 2009

Semana de Educação_Arte na Escola



De 21 a 26 de abril na Escola Municipal D.Pedro II,onde atuo,realizou-se a Semana da Educação com várias atividades.sendo uma em especial dedicada a Cultura Indigena.

terça-feira, abril 28, 2009

Mosaico


O mosaico que fiz com meus alunos do 1º ano do ensino fundamental. Uns trouxeram fotos, alguns recortaram de revistas fotos que achavam que se pareciam com eles e outros fizeram seu auto retrato. Esta atividade deu muito movimento em sala de aula e durou uma tarde inteira.



quarta-feira, abril 22, 2009

Dilema do Antropólogo Francês

O antropólogo interfere na cultura dos nativos, não há como agir sem interferir no meio em que estamos inseridos. Ele disse que seria fiel aos seus princípios, mas que princípios são esses que levam uma pessoa a mentir? O antropólogo esqueceu que sua real missão não era interferir nas crenças e sim pesquisar os hábitos daquele povo. “Toda avaliação está condicionada pela cultura do avaliador”. O antropólogo será o causador do que ele não queria que é a mudança cultural desse povo, que não é correto.
Além de permitir que este povo viva na ilusão de algo que não lhes trará benefício algum, ele ainda podem tornar-se submisso. Ele abriu um caminho para que a cultura do povo em questão seja remodelada.
Para mim esse trabalho serviu para refletir sobre o nosso trabalho em sala de aula, como já falamos várias vezes, não podemos chegar com tudo pronto para nossos alunos. Devemos levar em consideração o meio em que ele está inserido, pesquisar sobre a comunidade, seus hábitos e costumes.
Assim poderemos desenvolver um bom trabalho e despertar o interesse de nossos alunos.

terça-feira, abril 07, 2009

Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

Precisamos estar preparados para receber e acolher as particularidades existentes em nossa vida profissional, para que a prática inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais, possa real mente vir a ter êxito, temos que romper com os pré-conceitos construídos ao longo da história da humanidade, um esclarecimento teórico sobre como conseguir potencializar os educandos para o desenvolvimento de suas habilidades, sem subestimar suas capacidades de aprender e conviver com os outros. Espero que com as leituras desta interdisciplina consiga saber mais, pois a inclusão está diante de nós e aida nos sentimos impotentes, foi isso que percebi na aula presencial. Como está no texto "História, Deficiência e Educação Especial" a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 208, estabelece a integração escolar enquanto preceito constitucional, preconizandoo atendimento aos indivíduos que apresentam deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Na minha visão o aluno com necessidade especial deve sim frequentando a escola regular, mas no turno inverso o mesmo deve frequentar uma instituição com estrutura e profissionais especializados para atender suas necessidades, na rede municipal onde trabalho as escolas não tem estrutura e também não temos educadores especializados para recebe-los.



sábado, março 28, 2009

Aula presencial Étnico-Racial

Eu, minhas irmãs e meu avô materno no seu anivesário de 93 anos.
Que beleza de foto!!!!!

Esta aula presencial e a leitura do texto de Daniel Mundurucu me levaram a refletir sobre minha ancestralidade, me fez perceber coisas que nunca tinha visto antes como, por exemplo, a atividade que a professora propôs com o espelho. Todos os dias me olho várias vezes no espelho, mas nunca parei para observar meus traços como fizemos na aula. No texto Mundurucu coloca a importância de que o aluno busque sua ancestralidade para resgatar os valores, trazer suas histórias enfim a figura de seus antepassados para sala de aula. Sou uma pessoa privilegiada, pois tenho ainda vivo meu avô paterno, hoje com 93 anos, ele é um amor e realmente adora contar histórias principalmente de quando éramos pequenos, fui criada por meus avós até meus 12 anos. Não foi uma infância muito tranqüila, mas tento lembrar sempre só da parte boa, a professora conseguiu tocar num lado meu que estava adormecido. Chocou-me muito quando a professora falou que a muitos anos atrás um amigo seu esteve no Brasil e disse que aqui colocávamos nossas bibliotecas em asilos (estava falando dos nossos idosos), que são pessoas com sabedoria infinita como o velho Apolinário.

terça-feira, março 24, 2009

Educação de Pessoas com necessidades Educativas Especiais

Adorei saber que vamos fazer esta interdisciplina, espero que consiga aprender ainda mais, pois tenho muitas dúvidas. Em 2008 recebi em minha turma de primeiro ano do ensino fundamental um aluno com necessidades educativas especiais. Este aluno que prefiro não citar o nome tem 12 anos, até seus quatro anos era uma criança normal, foi então atropelado e ficou com seqüelas. Passou por várias cirurgias na cabeça, pois o acidente afetou seu cérebro deixando-o com sérios problemas motores e na linguagem. No início achei que não ia conseguir minha escola não possui estrutura para receber alunos com necessidades educativas especiais. O desafio foi grande, pois ele é um aluno que precisa do apoio de alguém para se locomover para isso contei com o apoio de todo o pessoal da escola principalmente de seus coleguinhas de turma (30 alunos). Tenho certeza que com todas as dificuldades que enfrentei fiz um bom trabalho, pois minha escola não possui estrutura para receber estes alunos e também tenho plena consciência de que vou passar por este desafio novamente, mas a beleza do nosso trabalho está justamente em vencer barreiras. Gostaria de colocar que recebi os parabéns da professora que hoje está com este aluno, disse que fiz um ótimo trabalho e que ele é um aluno nota 10!
" Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada, devendo firmar a convivência no contexto da diversidade humana, bem como aceitar e valorizar a contribuição de cada um conforme suas condições pessoais".(SOLER,2006,p.36)

AULA PRESENCIAL
















No dia 18 de março, quarta feira iniciou nosso o VI semestre. Por incrível que pareça estamos caminhando para o final do curso. Nossa primeira aula presencial foi com as professoras Bea e Iris da interdisciplina do Seminário Integrador VI. No grande grupo fizemos analise de dois dos Projetos de Aprendizagens de 2008 e as prefessoras falaram o que vamos fazer durante o semestre e deixaram bem claro que ser mais rigorosas na avaliação de nossas atividades, postagens no blog, fórum, wiki e com os PAs que continuam no decorrer do semestre. Vamos em frente, não vamos deixar a "peteca" cair. UFA!!! Falta pouco. Um ótimo semestre para todos.

sábado, novembro 22, 2008

Gestão Democrática


Depois de ter feito as leituras indicadas pelas interdisciplinas e assistido o DVD sobre gestão democrática percebi que ainda estamos longe da tão falada gestão democática. Falada mesmo, me parece que ainda não saímos da teoria, pois a prática pode trazer muitos conflitos e nós professores não queremos ser desacomodados e desafiados, estou falando da minha escola. Segundo a professora Isabel que assiti no DVD democracia não é um processo isolado precisa ter a participação de todos os seguimentos. Isso não acontece na minha escola, todos os dias escuto: a comunidade vem para escola só para incomodar, mas nós precisamos mudar isso, ouvir mais o outro e aprender aceitar que existem opiniões diferentes, então temos que trazer sim a comunidade para dentro da escola para em conjunto discutir as prioridades existentes. Concordo com a professora Isabel quando diz que os conflitos existem sim, mas precisamos aprender a lidar com eles de forma harmonioza. \" Não há receita há trabalho duro, mas muito prazeroso.\" (professor Jorge Najjar- FEUFF)












sexta-feira, novembro 21, 2008

Relações Afetivas e Sociais na Vida Adulta



Trabalho apresentado pelo meu grupo na aula presencial do dia 19/11/2008

quinta-feira, novembro 20, 2008

Aula presencial do dia 19/11/08

A apresentação dos projetos temáticos estavam ótimas, deu para perceber nitidamente o quanto ogrupo cresceu. A grande mudança é percebida no uso das tecnologias, o que assustava a maioria. Ficamos sabendo várias coisas sobre assuntos variados como : bipolaridade, relações afetivas, depressão, extresse e muito mais. Mesmo com muita pesquisa, entrevistas e leituras os assuntos não se esgotam, pelo contrário abre um grande leque para continuar as pesquisas e trazer sempre novidades.

Profissionais da Educação

Sou professora do município de Alvorada há nove anos e sete meses. Pedro II localizada na rua . A escola atende mais ou menos 1.400 alunos entre primeiro ano até a oitava série e SEJA à noite. Temos uma grande biblioteca, mas infelizmente não funciona como gostaríamos, pois falta comprometimento da bibliotecaria, nós mesmas muitas vezes usamos para fazer hora do conto ou outras atividades sem a presença dela, uma sala com 20 computadores, muitos não funcionam e a professora da informática por muitas vezes entra para sala de aula para substituir professor que falta e não pode atender aos alunos, não podemos usá-los sem a presença dela. Temos rádios, dvds, televisão, mas como são muitos professores a usá-los estão sempre estragados, agora mesmo estamos sem dvd. Eu tenho 29 alunos do primeiro primeiro ano do ensino fundamental, sendo que um aluno possui necessidade educativa especial e a escola não oferece nem um tipo de estrutura, para levá-lo ao refeitório, quadra de esporte, banheiro, biblioteca, sala de computação e os demais setores da escola preciso enfrentar escadas o dificulta muito o acesso, pois ele tem dificuldades motoras bem sérias e só pode se locomover apoiado no meu braço, ele é maravilhoso, mas já estou esgotada, mas sempre consigo regarregar minhas baterias para enfrentar um outro dia, graças a DEUS! Como disse a colega Marion nosso plano de carreira é bem ultrapassado tentamos fazer algumas modificações, fomos para reunião na Camâra de Vereadores, deu um \"quebra pau\" e nada foi resolvido, ficamos do mesmo jeito. É Marion, concordo contigo quando diz que somos HEROÍNAS DO SABER MULTIPLICAR!!!Boa noite á todos!

Comentário postado no fórum sobre os profissionais da educação.