sábado, março 28, 2009

Aula presencial Étnico-Racial

Eu, minhas irmãs e meu avô materno no seu anivesário de 93 anos.
Que beleza de foto!!!!!

Esta aula presencial e a leitura do texto de Daniel Mundurucu me levaram a refletir sobre minha ancestralidade, me fez perceber coisas que nunca tinha visto antes como, por exemplo, a atividade que a professora propôs com o espelho. Todos os dias me olho várias vezes no espelho, mas nunca parei para observar meus traços como fizemos na aula. No texto Mundurucu coloca a importância de que o aluno busque sua ancestralidade para resgatar os valores, trazer suas histórias enfim a figura de seus antepassados para sala de aula. Sou uma pessoa privilegiada, pois tenho ainda vivo meu avô paterno, hoje com 93 anos, ele é um amor e realmente adora contar histórias principalmente de quando éramos pequenos, fui criada por meus avós até meus 12 anos. Não foi uma infância muito tranqüila, mas tento lembrar sempre só da parte boa, a professora conseguiu tocar num lado meu que estava adormecido. Chocou-me muito quando a professora falou que a muitos anos atrás um amigo seu esteve no Brasil e disse que aqui colocávamos nossas bibliotecas em asilos (estava falando dos nossos idosos), que são pessoas com sabedoria infinita como o velho Apolinário.

terça-feira, março 24, 2009

Educação de Pessoas com necessidades Educativas Especiais

Adorei saber que vamos fazer esta interdisciplina, espero que consiga aprender ainda mais, pois tenho muitas dúvidas. Em 2008 recebi em minha turma de primeiro ano do ensino fundamental um aluno com necessidades educativas especiais. Este aluno que prefiro não citar o nome tem 12 anos, até seus quatro anos era uma criança normal, foi então atropelado e ficou com seqüelas. Passou por várias cirurgias na cabeça, pois o acidente afetou seu cérebro deixando-o com sérios problemas motores e na linguagem. No início achei que não ia conseguir minha escola não possui estrutura para receber alunos com necessidades educativas especiais. O desafio foi grande, pois ele é um aluno que precisa do apoio de alguém para se locomover para isso contei com o apoio de todo o pessoal da escola principalmente de seus coleguinhas de turma (30 alunos). Tenho certeza que com todas as dificuldades que enfrentei fiz um bom trabalho, pois minha escola não possui estrutura para receber estes alunos e também tenho plena consciência de que vou passar por este desafio novamente, mas a beleza do nosso trabalho está justamente em vencer barreiras. Gostaria de colocar que recebi os parabéns da professora que hoje está com este aluno, disse que fiz um ótimo trabalho e que ele é um aluno nota 10!
" Para incluir todas as pessoas, a sociedade deve ser modificada, devendo firmar a convivência no contexto da diversidade humana, bem como aceitar e valorizar a contribuição de cada um conforme suas condições pessoais".(SOLER,2006,p.36)

AULA PRESENCIAL
















No dia 18 de março, quarta feira iniciou nosso o VI semestre. Por incrível que pareça estamos caminhando para o final do curso. Nossa primeira aula presencial foi com as professoras Bea e Iris da interdisciplina do Seminário Integrador VI. No grande grupo fizemos analise de dois dos Projetos de Aprendizagens de 2008 e as prefessoras falaram o que vamos fazer durante o semestre e deixaram bem claro que ser mais rigorosas na avaliação de nossas atividades, postagens no blog, fórum, wiki e com os PAs que continuam no decorrer do semestre. Vamos em frente, não vamos deixar a "peteca" cair. UFA!!! Falta pouco. Um ótimo semestre para todos.

sábado, novembro 22, 2008

Gestão Democrática


Depois de ter feito as leituras indicadas pelas interdisciplinas e assistido o DVD sobre gestão democrática percebi que ainda estamos longe da tão falada gestão democática. Falada mesmo, me parece que ainda não saímos da teoria, pois a prática pode trazer muitos conflitos e nós professores não queremos ser desacomodados e desafiados, estou falando da minha escola. Segundo a professora Isabel que assiti no DVD democracia não é um processo isolado precisa ter a participação de todos os seguimentos. Isso não acontece na minha escola, todos os dias escuto: a comunidade vem para escola só para incomodar, mas nós precisamos mudar isso, ouvir mais o outro e aprender aceitar que existem opiniões diferentes, então temos que trazer sim a comunidade para dentro da escola para em conjunto discutir as prioridades existentes. Concordo com a professora Isabel quando diz que os conflitos existem sim, mas precisamos aprender a lidar com eles de forma harmonioza. \" Não há receita há trabalho duro, mas muito prazeroso.\" (professor Jorge Najjar- FEUFF)












sexta-feira, novembro 21, 2008

Relações Afetivas e Sociais na Vida Adulta



Trabalho apresentado pelo meu grupo na aula presencial do dia 19/11/2008

quinta-feira, novembro 20, 2008

Aula presencial do dia 19/11/08

A apresentação dos projetos temáticos estavam ótimas, deu para perceber nitidamente o quanto ogrupo cresceu. A grande mudança é percebida no uso das tecnologias, o que assustava a maioria. Ficamos sabendo várias coisas sobre assuntos variados como : bipolaridade, relações afetivas, depressão, extresse e muito mais. Mesmo com muita pesquisa, entrevistas e leituras os assuntos não se esgotam, pelo contrário abre um grande leque para continuar as pesquisas e trazer sempre novidades.

Profissionais da Educação

Sou professora do município de Alvorada há nove anos e sete meses. Pedro II localizada na rua . A escola atende mais ou menos 1.400 alunos entre primeiro ano até a oitava série e SEJA à noite. Temos uma grande biblioteca, mas infelizmente não funciona como gostaríamos, pois falta comprometimento da bibliotecaria, nós mesmas muitas vezes usamos para fazer hora do conto ou outras atividades sem a presença dela, uma sala com 20 computadores, muitos não funcionam e a professora da informática por muitas vezes entra para sala de aula para substituir professor que falta e não pode atender aos alunos, não podemos usá-los sem a presença dela. Temos rádios, dvds, televisão, mas como são muitos professores a usá-los estão sempre estragados, agora mesmo estamos sem dvd. Eu tenho 29 alunos do primeiro primeiro ano do ensino fundamental, sendo que um aluno possui necessidade educativa especial e a escola não oferece nem um tipo de estrutura, para levá-lo ao refeitório, quadra de esporte, banheiro, biblioteca, sala de computação e os demais setores da escola preciso enfrentar escadas o dificulta muito o acesso, pois ele tem dificuldades motoras bem sérias e só pode se locomover apoiado no meu braço, ele é maravilhoso, mas já estou esgotada, mas sempre consigo regarregar minhas baterias para enfrentar um outro dia, graças a DEUS! Como disse a colega Marion nosso plano de carreira é bem ultrapassado tentamos fazer algumas modificações, fomos para reunião na Camâra de Vereadores, deu um \"quebra pau\" e nada foi resolvido, ficamos do mesmo jeito. É Marion, concordo contigo quando diz que somos HEROÍNAS DO SABER MULTIPLICAR!!!Boa noite á todos!

Comentário postado no fórum sobre os profissionais da educação.

terça-feira, novembro 18, 2008

Projeto Temático

Relações Afetivas e Sociais na Vida Adulta

Este vídeo sobre afetividade representa um pouco do trabalho do nosso grupo. Em nossas pesquisas utilizamos instrumentos como: entrevistas, vídeos e leitura. Segundo Maturana: "Os seres vivos são autonômos e auto-produtores, ou seja, capazes de produzir seus próprios componentes a interagir com o meio: vivem no conhecimento e conhecem no viver. O conhecimento se dá no momento em que estamos interagindo no mundo. Todo fazer é um conhecer e todo conhecer é um fazer."

sábado, novembro 15, 2008

INDISCIPLINA

Depois de muitas discussões, pesquisas, encontros e desencontros com no grupo conseguimos com a ajuda da professora Luciane postar nossa terceira versão do mapa comceitual do PA sobre indisciplina. O tema que escolhemos dá muito "pano pra manga", pois vivenciamos isso no nosso dia-a-dia em nossas salas de aula e as vezes parece que ficamos impotentes diante dessa situação. Na minha opinião cada um tem sua parcela de culpa: comunidade, escola, governantes... mas o maior problema está nas famílias que estão muito desestruturadas e por isso as crianças crescem sem conhecer os valores étcos e morais chegando na escola totalmente sem limites. Realmente para nós professores é um grande desafio conquistar a disciplina na sala de aula, para que isso aconteça a escola precisa ter regras e a direção precisa apoiar os professores, as vezes me parece que estamos abandonados, as coisas vão acontecendo o tempo vai passando e fica por isso mesmo. Esta semana falei na sala dos professores que precisamos fazer alguma coisa para mudar esse quadro. Todos os seguimentos da escola devem se unir para que a educação realmente mude o país.

“Crianças precisam sim aderir a regras (que implicam valores e formas de conduta) e estas somente podem vir de seus educadores, pais ou professores. Os limites implicados por estas regras não devem ser apenas interpretados no seu sentido negativo: o que não pode ser feito ou ultrapassado. Devem também ser entendidos no seu sentido positivo: o limite situa, dá consciência de posição ocupada dentro de algum espaço social — a família, a escola, a sociedade como um todo.” LA TAILLE (1994,p. 9)

terça-feira, novembro 11, 2008

quinta-feira, novembro 06, 2008

Sanduíche da Maricota






Eu e minhas colegas paralelas de turma trabalhamos com nossos alunos de primeiro ano a história do Sanduíche da Maricota. Com essa história demos início a unidade sobre alimentos que trabalhamos durante o segundo trimestre. As crianças fizeram várias atividades como: desenhos, tarefas com encarte de supermercado, alfabeto dos alimentos, entre outras. Para encerramento da unidade resolvemos preparar com eles o sanduíche, aí precisamos contar com a ajuda das mães que prontamente colaboraram. Organizamos uma lista com os ingredientes e entregamos para elas que se dividiram e no dia marcado com a direção da escola tomamos conta do refeitório, há contamos também com a boa vontade das merendeiras que ficaram além do horário de trabalho só para nos ajudar. As mães trouxeram tantas coisas boas que até hoje olho as fotos e fico com água na boca. Os alunos ficaram realizados, organizamos em forma de bufft e cada um montava seu sanduíche, não precisa dizer que deu um trabalhão, mas foi tão satisfatório ver eles fazendo seu próprio sanduíche que acabamos esquecendo o cansaço. Não precisa dizer que vários alunos comeram mais de um sanduíche.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Escola Democrática

Com essa interdisciplina estou percebendo que minha escola está longe de ser uma escola democrática. Estou na escola a 9 anos e 6 meses, lembro que neste período construímos o nosso PPP, mas parou por aí. Agora como precisei para fazer trabalho foi que me dei conta de que nunca mais ninguém falou no PPP. A direção da escola prontamente me ajudou para realizar a atividade solicitada pela professora e colocou que o mesmo esta sofrendo algumas modificações. Falei para Tanara a tutora da interdisciplina que nem professores e nem acomunidade foram comunicados sobre tais modificações. Após ler o retorno da Tanara que dizia:
Olá Roselana, Certamente, cabe aos professores o papel de problematizar questões tais como essa que citaste, em que os documentos estão sendo revistos sem a participação da comunidade. Te pergunto, chegaste a questionar essa situação com tua equipe diretiva? Bjs, Tanara. Foi que me dei conta que enquanto estivermos acomodados nada mudará, precisamos nos desacomodarmos. lembrei também da Escola da Ponte que vimos anteriormente.






indispensável alterar a organização das escolas e questionar as práticas educativas tradicionais. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, desassossegar os acomodados. Na Escola da Ponte as crianças decidem o que e com quem estudar. Em vez de tempo determinado para cada aula e turmas, há grupos de estudo, independente da idade, o que as une é a vontade de estar juntas e de juntas aprender. Novos grupos surgem a cada projeto ou tema de estudo, sempre formados pelos próprios alunos organizados entre si.E tudo que tem a ver com a escola é decidido pelas crianças nas Assembléias semanais, presididas por uma diretoria eleita pelas e entre as próprias crianças. Na escola, vive-se a democracia plenamente e aprende-se cidadania. Além de aprender os conteúdos em seu próprio ritmo, as crianças são livres, tem direitos e deveres, todos decididos e registrados em conjunto".

Professor José Francisco de Almeida- fundador da Escola da Ponte, localizada na Vila das Aves, em Porto, Portugal.





quarta-feira, outubro 08, 2008

COMPORTAMENTO

Hoje eu, Jurema, Rejane, Luciana Dias e Eliane Porto nos reunimos no pólo para dar início ao nosso texto coletivo do PA.
Discutimos bastante sobre o assunto indisciplina e ficou bem claro para nós que a maioria dos problemas que enfrentamos em sala de aula é fruto de uma desestrutura familiar.Nossos alunos não tem "porto seguro" e como já coloquei no wiki esta samana,precisamos matar um "leão por dia". Sei que não podemos desanimar nem perder as esperanças, principalmente porque somos educadores e o nosso papel realmente é muito difícel,pois na maioria das vezes não temos apoio da família, da direção e nem de um profissional especializado para nos ajudar nesta caminhada. Então vamos em frente!!!

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.
Aristóteles

BODAS DE PRATA

Sei que preciso fazer postagens reflexivas sobre minhas atividades, mas não poderia deixar de registrar este momento tão importante na minha vida.
Minhas Bodas de Prata

Eu, maridão e a filhota. Família, tudo de bom!!!

Canecas das bodas, presente de amigas.

A benção das novas alianças.Que emoção!!!


terça-feira, setembro 23, 2008

Semana Farroupilha!

Essas atividades foram realizadas na escola. Nessa mesma semana algumas turmas de 3ª e 4ª série fizeram uma visitação ao CTG.

Minha escola no desfile Municipal de Alvorada

Tema do desfile: Solidariedade.


domingo, agosto 24, 2008

SERÁ UM BOM NEGÓCIO SER ADULTO?



Será um bom negócio ser adulto?
Meu Anjo da Guarda,
dizem que os Anjos de Guarda das crianças
são mais ocupados,
já que o tempo todo elas não se preocupam com perigos.
Então vou contar a você quais são os
perigos dos quais eu quero escapar.Sabe?
A idéia de tornar-me um adulto não me atrai muito,
mas minha família diz que a única forma
de viver bastante é crescer e fazer muitos aniversários.
Então, como não quero deixar este mundo tão já,
acho que do perigo de ser "gente grande"
você não pode me proteger, certo?
Assim sendo, para me prevenir, aqui apresento alguns pedidos:Faça com que pela vida toda eu acorde cheio de planos e feliz,
mesmo sem motivo aparente.Que eu nunca acredite na palavra " impossível "
e que não me deixe influenciar por gente negativa
Que eu não tenha medo de dar e de receber amor,
pois Deus me livre de ficar falando com as paredes!
Que eu saiba ouvir a criança que continua em cada um,
entendendo seu modo de ser e de agir
Que eu saiba perceber a hora certa de me afastar daqueles
que nada de útil podem me ensinar.
Que eu não veja a solidão como um monstro querendo me devorar,
mas sim como um agradável encontro comigo
Que eu não fique com aquela cara sizuda,
tão constante naqueles que perdem o melhor da vida
Hoje por medo de sofrer amanhã.
Que eu não imponha a lei do " faça o que eu mando
e não faça o que eu faço
"Que eu não fique invejando a vida dos outros
enquanto deixo a minha escorrendo pelo ralo
E que, bem velhinho, na hora de deixar a Terra,
eu ainda possa dizer a quem disser que fui bobo:
" Fui bobo, mas fui feliz!
Bem mais bobo é quem me diz!
(Silvia Schmidt)

sábado, agosto 16, 2008

Registro de tempo


A atividade proposta pelo Seminário Integrador V de preencher uma tabela sobre como organizo meu tempo http://roselanarodrigues.pbwiki.com/Registro+de+Tempo, me levou a perceber o quanto é importante a organização do mesmo para facilitar meu dia-a- dia. Já estou no quinto semestre e assim como meus colegas tenho várias atividades para fazer durante o dia, as vezes parece que em 24 horas não vou conseguir realizá-las. Após a primeira aula presensial do semestre fiquei muito preocupada com o fator tempo, pois quando a coordenadora do nosso curso falou na formatura e no estágio senti um frio na barriga, foi onde me dei conta que realmente está passando depressa. Também ficou bem claro que a organização do tempo vai ajudar muito na realização das minhas atividades.

sábado, junho 21, 2008

Análise disciplina de Estudos Sociais

Neste semestre ocorreram algumas mudanças com relação a disciplina de Estudos Socias nos anos iniciais, pois passei olhá-la com outros olhos. Sendo educadora também deixava a desejar com minhas aulas referentes a essa disciplina. A disciplina de Estudos Sicias fez com que buscassemos o conhecimento e formulassemos nossos próprios conceitos, aprendi muito.
Assim com base no teórico Jean Piaget cabe ao professor levar seus alunos a ver com "olhos críticos", pois tudo na vida tem o lado bom e ruim. Devemos orientar nossos alunos sempre resgatando os valores esquecidos. Assim com base no teórico Jean Piaget nós educadores devemos ensinar nossos educandos, a conhecer o próprio meio onde vivem, estimulando-os com atividades recreativas e jogos que facilitam a socialização em grupos.