Escolhi esse tema para começar minha Arquitetura Pedagógica por estar trabalhando em um ambiente novo. Como já coloquei antes a minha escola foi totalmente demolida, mas já estão construindo outra, só ficará pronta lá pelo mês de julho. Enquanto isso estamos provisoriamente em um galpão. Como vi na interdisciplina de Estudos Sociais no IV semestre o espaço e o tempo não podem ser vistos separadamente. Cada um de nós ocupa um lugar (espaço) em um tempo específico que definem nossa leitura, interpretação do mundo e nossas reações. Portanto, o que vemos é determinado pelo lugar de onde vemos e no tempo em que vemos. Tudo isso sofre influências das nossas ligações com os demais seres humanos ou sujeitos. Assim como está sendo difícil para os alunos, para nós professores é ainda pior, pois não temos pátio, sala dos professores e os setores como: biblioteca, ambiente informatizado, sala de vídeo e quadra de esportes estão todos desativados e o que é pior sem armário para guardar matérias. Para nos adaptarmos ao novo ambiente vou aproveitar várias das atividades sugeridas nos textos oferecidos pela interdisciplina de Estudos Sociais. Agora entendo melhor um trecho do capítulo 7 que diz: “Vivemos em várias organizações espaciais: nossa casa, nosso bairro, a cidade a escola e tantas outras, Elas fazem parte do nosso cotidiano”.
Vou tentar aproveitar essa nova situação para desenvolver meu estágio, aceito sugestões.
“São as observações,os registros de situações e as reflexões sobre essas observações que possibilitam o professor distanciar-se do seu fazer e compreende-lo de forma mais ampla, não como simples agir, mas como uma ação didática possível de ser generalizada e transferidas para novas situações”(Magalhães; Yasbek, 1999. Leal, p.37)
quarta-feira, março 31, 2010
Aquitetura Pedagógica
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Um comentário:
Roselana, como pretendes desenvolver a arquitetura. Sem dúvida, situar-se em um tempo e espaço, principalmente qdo um dos dois é muito diferente escola em um galpão)é um enorme campo provocativo. Meu interesse é saber como vais provocar a curiosidade dos alunos sobre iss, aumentando a necessidade deles de entender melhor o que levou a escola a estar ali: problemas de manutenão, economia do estado, rede publica, inexistência de autonomia da escola para tomar providências, busca coletiva de alternativas bem criativas para o problema que se aproximava.... Lembra que, fazer um planejamento aberto, onde há a preocupação com a contextualização, significa satisfazer interesses e necessidades de ambos: prof e alunos.
Um abração
Ba
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