Ao professor cabe conhecer o mundo vocabular dos alunos, o seu saber trazido através de sua oralidade, partindo do que já conhece de seus conhecimentos vividos que se manifestam através de sua história e em parceria com o professor interpretá-las e recriá-las.
No meu entender, o currículo escolar deve ir além do espaço físico da escola e estabelecer um intercâmbio entre as pessoas que formam a comunidade.
O educador deve ser um pesquisador permanente para conhecer com contato direto, a lógica do conhecimento popular, para que a alfabetização ou a construção de novos conhecimentos tenha sentido.
Antes de qualquer coisa é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o “conteúdo” a ser trabalhado. Assim sendo, é difícil ver uma prática metodológica com um programa previamente estruturado, assim como qualquer exercício mecânicos para desenvolver a aprendizagem. O professor e o aluno precisam posicionar-se juntos como sujeitos no ato do conhecimento.
No meu entender, o currículo escolar deve ir além do espaço físico da escola e estabelecer um intercâmbio entre as pessoas que formam a comunidade.
O educador deve ser um pesquisador permanente para conhecer com contato direto, a lógica do conhecimento popular, para que a alfabetização ou a construção de novos conhecimentos tenha sentido.
Antes de qualquer coisa é preciso conhecer o aluno. Conhecê-lo enquanto indivíduo inserido num contexto social de onde deverá sair o “conteúdo” a ser trabalhado. Assim sendo, é difícil ver uma prática metodológica com um programa previamente estruturado, assim como qualquer exercício mecânicos para desenvolver a aprendizagem. O professor e o aluno precisam posicionar-se juntos como sujeitos no ato do conhecimento.
Um comentário:
Quem sera ?
Nao conheço por aqui.
De Paris para o mundo, um Abraçao.
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