segunda-feira, novembro 19, 2007

Contos de Fada


Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pólo Alvorada – Semstre II 2007
Literatura Infanto –Juvenil e Aprendizagem
Professora Suyan Ferreira
Bloco 5 Contos de Fadas
Grupo: Antonio João Martins, Jurema da Silva Oliveira, Lidiane Dias Tubino, Roselana Rodrigues da Silva e Sandra Bartikoski de Rocha.
Questões.

1. Qual a relação que se pode estabelecer entre autoria individual e os Contos de Fadas?
Os Contos de Fadas não podem ser considerados uma história escrita por apenas um autor. Essas histórias foram criadas sem uma intencionalidade.Partiam de acontecimentos reais, e a cada relato de uma pessoa, a história ia sendo criada, formando-se assim tal conto.Aí o significado do ditado popular: ”quem conta um conto, aumenta um ponto”.
2. De acordo com a autora, na p. 75, por que as pessoas contam histórias?
As pessoas contam histórias para tentar entender a vida. Com isso vão sendo formadas de acordo com alógica de quem as contam. Assim cada autor apresenta versões diferentes em suas obras, mesmo tendo os mesmos títulos, personagens, cenário. Sendo que todas procuram assegurar coerência entre os fatos, de acordo com o tempo e o contexto social em que se encontram.
3. Qual a posição da autora em relação às adaptações dos Contos de Fadas?
A autora mostra-se contra a essas adaptações, ou novas versões para os Contos de Fadas, uma vez que acontecem sem o conhecimento real que levaram a construção de tal história.Assim os autores adaptam suas versões arrogantemente às situações julgadas por cada um individualmente. Ainda atribui essas interferências à uma atitude de ignorância.
4. A partir da sua experiência docente, aponte como tem sido para você trabalhar com os contos de fadas na sala de aula.
De acordo com a nossa prática docente, vivenciamos a contação de histórias a partir das bibliotecárias de nossas escolas, em horários de Hora do Conto.Podemos assim observar que as histórias contadas por nossas colegas, são escolhidas conforme os temas trabalhados no planejamento da escola, sem maiores análises de suas versões. Temos em nosso grupo de realização dessa atividade, uma colega que realiza contação de histórias na escola, enquanto bibliotecária.Relata que ficou bastante surpresa com a visão de Ana Maria Machado no livro: ”Os Clássicos Universais desde cedo’.,sobre as novas versões dos clássicos, uma vez que essas já foram utilizadas por ela.
Utilizei já, duas dessas versões como forma de desmistificar o medo que as crianças do Lobo Mau, e também, ao trabalhar com filme: Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho, queria mostrar para as crianças que quando ouvimos um relato de um acontecimento ou um fato, devemos primeiro ouvir as manifestações das pessoas envolvidas para sabermos realmente a verdade. Mas acho que à partir de hoje , preciso rever meus conceitos, pois não me sinto no direito de interferir na criação dos verdadeiros autores dessas histórias”.
Lidiane Dias Tubino

Todos concordam que a utilização de recursos visuais e a forma de contar histórias influenciam sim na motivação das crianças em executá-las. A literatura é de fundamental importância para a formação do sujeito, do aluno leitor. Através da leitura e da contação de histórias, entre tantos outros motivos, as crianças ampliam seu vocabulário, escrevem e expressam-se com maior clareza. Além os livros podem ser grandes amigos, companheiros.



sábado, novembro 17, 2007

Relatos de Experiência


O projeto "Maduridade" de inclusão digital criado em 2004 por Mafalda Canarim da Silva-NTE Criciúma/SC abrange somente pessoas acima de 55 anos, após Mafalda presenciar dificuldades que os idosos enfrentam para lidar com as tecnologias.

Por fazerem parte de uma geração que não conheceu, e nem viveu com tecnologias. Foi formado um grupo de pessoas com no máximo a 4ª série do Ensino Fundamental. Escolhi este blog porque revivi minha trajetória quando iniciei o curso no PEAD por não conhecer nada desta tecnologia. Posso imaginar a felicidade e aflição deste grupo quando foram convidados para fazerem parte de um projeto tão maravilhoso que teve duração de três meses. Criaram seu um vocabulário para facilitar o trabalho para conhecerem e aprenderem a utilizar as tecnologias. Os participantes do projeto compraram seus próprios computadores e com certeza estão fazendo a diferença.

Como é bom saber que existem pessoas como a Mafalda que com um grupo de apenas 9 componentes podem fazer um trabalho tão maravilhoso que certamente faz uma grande mudança na sociedade.

Obrigada Iris e Beatriz por nos proporcionar estas visitas e ampliar nossos conhecimentos!!!

terça-feira, novembro 13, 2007

6ª Bienal do Mercosul


Foto do nosso grupo na 6ª Binal do Mercosul no dia 10/11/07 adorei o passeio!

domingo, novembro 04, 2007

12 Homens e Uma Sentença

As provas contra o réu foram baseadas em evidências e suposições: a faca que o rapaz porto riquenho usou para apunhalar seu pai pelas costas. Quanto a questão de ser incomum ter vários modelos iguais. Com alegação de ser a última na loja, o oitavo jurado (Henry Fonda) consegue provar que existia o mesmo modelo de faca em uma outra loja do bairro. A argumentação parte de uma possível dúvida levantada pelo jurado. Salientando que não tinha certeza da inocência do réu, mas também não estava convencido da sua culpa no crime. Um senhor velho: que diz ter ouvido o réu gritar que mataria seu pai e ouvira o barulho do corpo caindo. A marca do óculos: outra testemunha, uma senhora de 45 anos, mas que não gostava de assumir sua idade. Era visível a marca do seu óculos no nariz. Disse conhecer o rapaz desde pequeno e tinha visto o crime. Conforme o horário que aconteceu o crime (24 horas)provavelmente estaria dormindo, não usava o óculos. Também devido a distância e falta do seu óculos,não poderia ter certeza da cena.

quinta-feira, outubro 25, 2007

É possível fazer as crianças felizes!



Estou fazendo esta postagem para demonstar o quanto as crianças podem estar felizes com um pouquinho só da nossa boa vontade. Nas aulas de ludicidade aprendemos com a professora Neusa que é possível brincar com as crianças sem ter objetivos pré estabelecidos.Podemos brincar somente pelo prazer de brincar!



segunda-feira, setembro 17, 2007

Olá colegas, estamos retornando e ainda temos um longo caminho para percorrer juntos.
Então vamos em frente!!!

quarta-feira, julho 18, 2007

Brincadeiras de criança


Criança precisa brincar!!!

quarta-feira, junho 27, 2007

Infância


VOCÊ CRIANÇA
Lauro Kisielewicz


Você criança,que vive a correr,é a promessa que vai acontecer...
é a esperançado que poderíamos ser...
é a inocênciaque deveríamos ter...
Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade esparlhem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!
Criança que brinca, corre, pula, grita e mostra ao mundo,
como se deve viver cada momento, feliz,
como quem acredita em um mundo melhor que ainda vai haver!
Você é como uma raio de luz a iluminar os nossos caminhos, assemelhando-se ao Menino Jesus, encanta-nos com todo teu carinho!
Você é a criança,que um dia vai crescer!
É a promessa, que vai se realizar!
É a esperança da humanidade se entender!
É a realidade que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...

segunda-feira, junho 04, 2007

Festa Junina


Olá colegas!

Estamos no mês de Festa Junina, época de comer pinhão, pipoca, bolo de fubá, tomar quentão para espantar um pouco do frio e claro ganhar uns quilinhos á mais, mas vale a pena.

Com nossa correria do dia a dia vamos queimando calorias.

Abraços, Roselana.

segunda-feira, maio 14, 2007

quinta-feira, abril 19, 2007

SEUS OLHOS


... Ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduz os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas.
O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações; ele... deu origem a arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura.
...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.
LEONARDO DA VINCI 1452-1519


Desejo à todos colegas, professoras e tutoras um ótimo final de semana.

Abraços, Roselana!

terça-feira, abril 17, 2007

Bom, dia colegas! Espero que tenham um ótimo dia de trabalho.
Beijos, Roselana.

segunda-feira, abril 02, 2007


Para que serve o horizonte? Certa vez alguém chegou no céue pediu pra falar com Deus porque,segundo o seu ponto de vista,havia uma coisa na criação que não tinha nenhum sentido...Deus o atendeu de imediato,curioso por saber qual era a falhaque havia na Criação.- Senhor Deus, sua criação é muito bonita,muito funcional, cadacoisa tem sua razão de ser...mas no meu ponto de vista, tem uma coisa quenão serve para nada - disse aquela pessoa para Deus.- E que coisa é essa que não serve para nada? - perguntou Deus.- É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direção ao horizonte,ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos,ele se afasta outros dez passos.Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim...Isso não faz sentido! O horizonte não serve pra nada.Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse:- Mas é justamente para isso que serve o horizonte..."para fazê-lo caminhar"Colaboração: Coiote32

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Universidade federal do Rio Grande do Sul
Curso de licenciatura em pedagogia a Distância
Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade
Professora Vera Corazza

Relato Final Wikistória

Foi muito difícil entrar na wikistória, mas a experiência é o que conta.Aprendi mais com o relato das colegas e principalmente com Paulo Freire que é um mestre.
O livro Pedagogia da Autonomia deve se o livro de cabeceira do professor.
Nossa tarefa não é fácil, temos que nos dedicar e muito para realizá-la.
Temos que nos reciclar todos os dias, refletir sobre nossa prática pedagógica.
"Comecemos por refletir ssobre algumas das qualidades que a autoridade docente democrática precisa encarar em suas relações com a liberdade dos alunos".

terça-feira, janeiro 02, 2007

Relato ECS8

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Interdisciplina Escola Cultura e Sociedade
Professora Vera Corazza


Colegas com a imagem H4! Conforme solicitado na ECS8 estou postando um relato.
No início fiquei com muito medo e me perguntei várias vezes: Como é que fui entrar nessa?
Era muita informação, muitas dúvidas e um pavor que me tirou o sono, pois para começo de conversa não entendia nada de computadores.
Ainda tenho dificuldades, porém já consigo correr atrás para fazer minhas atividades. Achava que era só fazer atividades e enviar por email,mas não, tem blog, webfólio. Não gosto de entrar no fórum para opinar sobre os trabalhos dos colegas.
Acho que já consegui aprender muitas coisas no primeiro semestre e por isso não penso mais em desistir. Mas confesso isso já passou pela minha cabeça.


Um abraço à todos!!!

ECS11

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso Em Pedagogia à Distância
Professora Vera Corazzo
Aluna Roselana Rodrigues
ECS11 Grupo4

Educação e Crise do Trabalho

Escola Brasileira Republicana (1889-1930). A Primeira República conseguiu uma vitória parcial universalizou no Brasil a idéia de uma rede de ensino primário público, gratuito e laico. Porém o sistema criado foi insuficiente ao mundo do trabalho. O sistema simplesmente ignora o ensino primário e se opõe as culturas e linguagens regionais/nacionais, era marcado pela filosofia educacional católica.
No final do século as elites compreenderam que de uma forma ou de outra os escravos continuariam a extrair riquezas e se decidiram pela abolição da escravatura apenas, “para inglês ver”, para Inglaterra parar de pressionar e prejudicar os interesses nacionais. O bom senso do povo brasileiro consagrou tal expressão num ditado que traduz a hipocrisia difusa das nossas formas de pensar e agir. A política educacional brasileira admite que o Brasil é um grande território a ser explorado. Ora precisa de braços fortes para extrair as riquezas existentes no país ora precisa de boas escolas onde o homem adquira sabedoria e criatividade para aproveitar tais riquezas.
Apesar do elitismo os educadores imprimiram seriedade e rigor nos estudos. Em 1931 na Escola Normal Secundária de São Carlos, participava da banca o educador Lourenço Filho. Na primeira fase tinha 119 candidatos, foram aprovados 8 e no final passaram só 4. Numa sociedade dualista o rigor acabava por excluir da escola um imenso número de cidadãos. Mas na verdade a principal causa da exclusão era a própria sociedade e não o rigor nos estudos.
A escola normal e secundária foi na Primeira República a forma didática mais importante para a formação dos educadores. As alunas eram filhas de fazendeiros e profissionais bem sucedidos.
Populismo político é a maneira de administrar crises sociais entre o setor arcaico e o setor moderno. Para Pollac populismo é certa interação entre os trabalhadores intelectuais agrários e intelectuais urbanos. Valores tradicionais
da sociedade e a necessidade de modernização ( Bobbio, 1990, Populismo )
O Brasil fez em 1930, uma conciliação conservadora entre as pobres escolas do faz de conta e as que adotam modelos pedagógicos arrojados. O populismo tem como função cicatrizar a ferida da desigualdade social.
A escola do faz- de- conta mascara o estudar sem muito suar. Encara a escola como um prolongamento dos cuidados familiares. Afrouxamento do rigor do trabalho escolar leva o professor a avaliar sem critérios precisos e assumidos. Adicotomia entre o ensino profissionalizante e o ensino secundário cria uma escola unitária aparente, mas dirigentes e dirigidos continuam em escolas diferentes.
O Brasil bateu o recorde mundial na modalidade “ensino noturno”. Na maioria das vezes os cursos noturnos são de baixa qualidade. Os exames e o ensino supletivos foram “adaptados” para facilitar a escolarização popular. A partir da década de sessenta o populismo se associou ao corporativismo.
O rico conceito de “escola” foi reduzido ao pobre conceito de “curso”, são disciplinas oferecidas à problemática da formação do educador. A idéia de “especialista” substituiu a idéia de “mestre”. O processo de alfabetização foi reduzido a um “rápido mecanismo técnico”. O populismo aumentou o número de educandos, mas baixou a qualidade do ensino. Hoje governo e sociedade civil debatem sobre o declínio na educação. Espera-se que o Brasil coloque em prática o que está presente na nova LDB.
Caberá a escola obrigatória encontrar o método adequado para que toda criança cumpra com sua obrigação de cidadão. A escola única é uma possibilidade oferecida para que o indivíduo construa sua unitáriedade (Nosella e Buffa,1997).
A expansão da escolarização nos horários noturnos precisará ser repensada, para mostrar que estudo não é trabalho. Com o populismo o papel de educador se confundiu com o de assistente-social.

segunda-feira, dezembro 04, 2006






UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade à Distância
Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade / Atividade 9
Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roselana, Selva.

TEXTO VERSÃO FINAL

As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.
Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).
Marx diz que: “a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.” Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.
Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.
Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar.
O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.
Preveu Marx uma “escola pública do futuro” que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser “senhor de si mesmo”.
Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.
O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este “modificar as condições sociais de todos os homens” via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.
Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem.
Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.
Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: “É suficiente o número de escolas?”.“Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas?”Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

ECS9Versão inicial

UFRGS
Curso de graduação em Pedagogia-Anos Iniciais
Grupo:H
Texto:Ensino e Educação da classe trabalhadora.

" O homem,como máquina,se gasta e tem que ser substituído por outro homem?"(Marx)
Para não perder suas oportunidades dentro do mercado de trabalho,o homem necessita aprimorar sua formação.Ainda hoje o salário é equivalente à formação que se tem,com o diferencial de que esta formação não é dificultada como antigamente.
A mão de obra infantil citada no texto,em alguns locais do nosso estado ainda continua sendo explorada,não respeitando-se o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).Em nossas escolas vemos a mão de obra infantil não remunerada:crianças que fazem as tarefas de casa,cuidam de irmãos menores(não tendo tempo para estudar adequadamente)...tornando esse fato ainda mais vergonhoso.As autoridades ainda fecham os olhos para isto.
A classe trabalhadora,hoje conta com escolas noturnas que oferecem ensino supletivo,EJA e SEJA,com excelente qualidade,possibilitando uma melhor formação para essa classe.
Segundo Marx/Engels era privado o acesso dos pobres ao ensino superior.Nos dias atuais,ocorre exatamente o contrário´,pois o governo possibilita o acesso desta classe no ensino superior através do Pró ?Uni(onde se proporciona bolsa de estudos para faculdades particulares) e além disso,existe a Universidade Federal,sendo esta gratuita.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
ECS6
Professora Vera Corazza
Aluna: Roselana Rodrigues da Silva

Poder/hierarquia

Passamos por isso todos os dias, mas se isso acontace é porque deixamos acontecer, temos que falar o que pensamos. Na maioria das vezes acontece deixamos tudo como está para não criarmos situaçoes constrangedoras, isso realmente sugere um DESPERTAR e lutar, pois somos seres humanos e não devemos nos acomodar.

Ser/estar x papéis

Nós professores na maioria das vezes trabalhamos com inversão de papéis. Somos enfermeiras, psicólogas, enfrentamos brigas, fome, somos tias e muitas vezes pais.
Na maioria das vezes não conseguimos desempenhar nosso verdadeiro papel que é o de EDUCADOR!